Multas no setor aduaneiro sobem mais de 200% em 2017
O Balanço Aduaneiro divulgado pela Receita Federal revelou que as multas no setor aduaneiro tiveram um salto no passado em comparação com 2016, somando mais de 3.400 autos de infração aplicados em 2017.
O documento revelou que houve um incremento de 222,80% nas multas no setor aduaneiro em 2017 com relação ao ano anterior. Os números confirmam que a fiscalização aduaneira realizada pela Receita Federal está intensificada. Este grande aumento na aplicação de autos de infração chama a atenção para a importância de as empresas que operam neste cenário terem uma política de compliance bem estruturada e efetiva.
É essencial que as organizações que realizam negociações de importação e exportação estejam atentas ao cumprimento absoluto de leis e normas que regem o comércio internacional. Contar com a ajuda de um bom despachante aduaneiro é indispensável para evitar multas no setor aduaneiro por não conformidade às boas práticas nas negociações internacionais.
Apreensão de mercadorias também aumentou
A apreensão de mercadorias nos portos, aeroportos e pontos de fronteira também subiu – o crescimento foi de quase 10% em relação a 2016, alcançando R$ 2,30 bilhões em 2017. A quantidade de produtos varia muito a cada ano, dependendo do seu tipo e natureza. Um exemplo é o valor apreendido de bebidas alcoólicas, que aumentou cerca de 45% no ano passado em comparação ao ano anterior.
Gostou deste conteúdo? Assine a nossa newsletter e fique por dentro das informações sobre comércio exterior.