Feiras e Eventos
Nós da Interseas gostamos muito de participar de feiras e eventos, pois sabemos o quão enriquecedor é poder fazer parte dessas produções e gostaríamos de falar um pouquinho a respeito do assunto, compartilhar mais da nossa experiência, já que na última semana estivemos visitando uma feira internacional na Alemanha.
A participação em feiras e eventos, seja como expositor ou visitante, pode trazer grandes oportunidades e benefícios para a sua empresa, que vão desde conhecer o que há no mercado, lançamentos, tendências, divulgar a sua marca, se atualizar, conectar-se com pessoas e empresas, até realizar vendas e prospectar fornecedores, e tudo isso é possível num curto espaço de tempo e usualmente debaixo de um mesmo teto, ou participando de confraternizações que já estão planejadas nas própria programação.
Elencamos abaixo alguns pontos com base na nossa vivência nos eventos que já estivemos, confira:
- Networking: o relacionamento com possíveis parceiros de negócio é a estratégia mais fundamental para quem tem como principal atuação gerar novos negócios. De acordo com o levantamento do Instituto de Desenvolvimento de Conteúdo para Executivos (IDCE), 80% dos executivos atuantes em médias e grandes empresas reconhecem o networking como estratégico para o mercado de trabalho;
- Presença de mercado: a participação da empresa em eventos além de todos os benefícios diretos gerados, promove a marca da companhia nos grandes espaços agregando valor de branding;
- Conhecimento: feiras sempre proporcionam excelentes oportunidades de estar alinhado com as principais tendências do mercado em que você está atuando. Mesmo que não seja possível captar um novo cliente ou fornecedor em um primeiro momento, os conhecimentos adquiridos nestes eventos são valiosos.
- Prospectar fornecedores e/ou clientes: feiras e eventos sempre reúnem vários expositores e visitantes, sejam eles próprios daquela área ou quem esteja de passagem para se inteirar das novas tendências daquele mercado. Sabendo disso, essa é uma excelente oportunidade de você conseguir chegar nessas pessoas e se conectar com elas, já que se espera um grande público que é esperado nas datas que estarão rolando o evento. Seja você um participante fixo da feira, ou que esteja de passagem, irá conhecer potenciais clientes e até futuros fornecedores.
Algumas dicas
Participar de eventos e feiras pode ser uma bela oportunidade, ao mesmo tempo que pode ser um temido prejuízo de investimento. Para que você esteja preparado, vamos separamos as principais dicas:
Perfil Ideal
Para que os esforços sejam canalizados e bem aproveitados na hora de prospectar, é importante que se tenha bem estabelecido nas estratégias da empresa qual é o perfil de cliente e de fornecedor com quem a empresa deseja trabalhar.
Analise quem são os fornecedores/clientes com melhor avaliação, maior índice de lucratividade e melhores feedbacks de performance, mapeie informações padrões destas empresas e então, formule o perfil ideal de cliente/fornecedor da sua empresa.
Utilize os dados ao seu favor
Faça valer a máxima que “os dados são o novo petróleo” e busque o máximo de dados possíveis acerca dos segmentos de mercado que você atua diretamente. Empresas especializadas em dados podem te ajudar a localizar por região, segmento, valores e volumes quais são as empresas que possuem sinergia com o seu negócio.
Preparação
Em qualquer que seja o evento realizado, há sempre uma divulgação dos participantes.
Estude, analise inclusive possíveis concorrentes, selecione os clientes/fornecedores target, e então estude-os para chegar ao momento do aperto de mão e apresentação, confiante e preparado.
Continue nos acompanhando por aqui para ficar por dentro de feiras e eventos, e também para aproveitar mais dicas como essa.
Até o próximo artigo.