Conheça os tipos de contêiner para o transporte de mercadorias
Escolher o tipo de contêiner para transportar cargas, dentre as várias opções disponíveis, deve ser uma preocupação constante para quem trabalha com comex. Aqui no blog da Interseas você já viu que a invenção do contêiner no século XX foi muito importante para incrementar o comércio internacional, além de conhecer os tamanhos padrões deles e o melhor modo de identificá-los. Já no post de hoje vai saber como escolher o tipo de contêiner mais adequado para transportar suas mercadorias.
Atualmente, existem nada menos do que 14 tipos de contêiner padronizados para o transporte internacional. Além de definir se a carga será transportada em um FCL ou LCL, na hora de contratar o frete você deve levar em conta se a mercadoria é seca, se precisa de refrigeração, se é um produto químico, qual a sua altura e largura e como o contêiner precisa ser carregado.
Conheça os tipos de contêiner a seguir:
Dry Box ou Dry Cargo
Com comprimentos de 20 e 40 pés, o Dry Box é o tipo de contêiner mais convencional, por ser versátil para cargas secas, granéis e até cargas úmidas ou líquidas, desde que tenham embalagens adequadas. São ideais para mercadorias transportadas em caixas, pallets e tambores.
Segundo dados da Conferência das Nações Unidas sobre Comércio e Desenvolvimento (UNCTAD), em 2018, foram movimentados nos portos ao redor do mundo cerca de 793 milhões de TEUS (um TEU é a capacidade de carga de um contêiner marítimo normal). A região com maior tráfego de contêineres é a Ásia, que movimenta 64% dos contêineres marítimos do mundo.
High Cube
Este contêiner só existe no modelo de 40 pés e tem basicamente a mesma finalidade do Dry Box. A diferença é que suas dimensões são maiores, além de possuir capacidade cúbica de 76m, enquanto o Dry Box de maior capacidade tem 67,7 m³.
Contêiner refrigerado
Contêineres refrigerados de 20 e 40 pés são usados no carregamento de mercadorias perecíveis, que precisam ser resfriadas ou congeladas, como alimentos e medicamentos hospitalares. Este é um tipo de contêiner com grande importância na cartela de exportações brasileiras, pois ajudou a movimentar 5,4 bilhões de dólares em exportações de carne bovina somente em 2018.
Graneleiro
Similar ao Dry Box, o contêiner graneleiro é projetado para cargas secas a granel, como grãos, que não precisam de sacas para serem transportadas. Os grãos podem ser colocados através de escotilhas no topo do contêiner e descarregados por portas laterais próximas ao piso. Este tipo de contêiner é bastante utilizado no Brasil para a exportação da soja, que até outubro deste ano gerou uma receita de US$ 9,51 bilhões. O país é o segundo maior produtor do mundo, apenas atrás dos Estados Unidos.
Contêiner Tanque ou Isotanque
Este tipo de contêiner é indicado para o transporte de líquidos e até mesmo químicos corrosivos. Possui estrutura interna metálica reforçada para evitar vazamentos e outros acidentes. O isotanque está disponível em apenas um tamanho e tem capacidade máxima de 24.000 kg e 27,4m³.
Contêiner Ventilado
Este tipo de contêiner é adequado para cargas que precisam de ventilação natural, geralmente commodities como o café, que entre janeiro e setembro de 2019 atingiram US$ 3,8 bilhões em exportações. Os ventiladores aspiram o ar fresco para dentro do contêiner e expelem o ar saturado.
Open Top
Ideal para cargas com excesso de alturas e que só podem ser colocadas por cima do contêiner, como maquinários, barcos, vidros. A cobertura deste contêiner é removível, o que facilita a inserção. É disponível nas dimensões de 20 e 40 pés.
Flat Rack
Aberto no topo e nas laterais, o Flat Rack possui portas rebatíveis nas extremidades, ideais para o transporte de mercadorias com excesso de comprimento ou largura, como máquinas e equipamentos. Ele está disponível nos tamanhos 20 e 40 pés.
Plataforma ou MAFI
Semelhante ao Flat Rack, o contêiner MAFI não tem as abas rebatíveis e é indicado para o transporte de cargas de grandes dimensões e com peso extra. A plataforma é móvel e pode acompanhar a carga no desembarque. É bastante utilizada em cargueiros do tipo RO-RO (Roll on Roll off), especializados em transporte de automóveis e outros veículos. Também existe nos tamanhos de 20 e 40 pés.
Faça um orçamento com nossa equipe para a análise do seu projeto e orientação sobre o tipo de contêiner ideal para a sua mercadoria. Entre em contato conosco!