Importações catarinenses aumentam 16,9%
O Panorama Econômico divulgado pelo Observatório da Federação das Indústrias de Santa Catarina (FIESC) no início de fevereiro mostrou que as importações aumentaram 16,9% em janeiro de 2019, em relação ao mesmo período do ano passado. Segundo o relatório, as importações catarinenses de janeiro atingiram o maior valor desde 1997, quando iniciou a série histórica da FIESC.
O número reflete o aquecimento da economia, que impulsionou as importações de matéria-prima para atender a indústria, como cobre refinado, polímeros de etileno, fios de filamentos sintéticos. No mesmo período o aumento nas importações nacionais foi de 15,4%.
O principal país de origem das importações foi a China, que teve uma participação de 33% no total, e um crescimento de 21% em relação a janeiro de 2018. A soma das importações catarinenses da China chegou a R$ 5,67 bilhões.
De fato, as importações da China vêm crescendo ano a ano, devido à enorme variedade de mercadorias e preços atrativos. Se você quer saber mais sobre importações da China, baixe nosso guia prático, que traz informações completas deste atrativo mercado, incluindo rotas para importar mercadorias, etapas do processo de importação e muito mais.
Já em relação às exportações em Santa Catarina, houve queda de 7% no mesmo período, movimentando R$ 9,5 bilhões. O principal destino das exportações catarinenses é os Estados Unidos, e a China aparece em segundo. As exportações do Brasil aumentaram em 9,1%.