Interseas na Intermodal 2018: veja as novidades em logística internacional
A Interseas acompanhou os destaques da principal feira de logística internacional e comércio exterior do País, que trouxe conceitos inovadores para o setor.
O planejamento logístico pode ser considerado um dos pilares do comércio exterior. Quando bem executado, este ciclo de suporte a internacionalização de empresas impacta positivamente no sucesso do negócio. Tamanha é a importância da logística internacional que representantes do trade de comércio exterior de toda América, China e Europa, entre outros, reúnem-se em um evento só para conhecer as novidades do setor.
Este evento é a Intermodal, realizado na cidade de São Paulo e que em 2018 chegou a 24ª edição – é a principal feira de logística, transporte de cargas e comércio exterior do País. A intermodal reúne mais de 400 expositores de 20 países, que trabalham na área de logística internacional, unindo toda a cadeia de suprimentos – importadores, exportadores, tradings, despachantes aduaneiros, consultores, armadores e outros prestadores de serviço.
As diretoras da Interseas, Csele L. Braga e Sheine L. Braga, mais um vez, estão acompanhando as tendências em logística trazidas de diferentes partes do mundo e também as atualizações já aplicadas no Brasil. Para Sheine L. Braga, “a Intermodal é uma feira dinâmica, produtiva e sempre permite aos visitantes conhecerem o que há de novo no mercado”, destaca. Uma das novidades apresentadas no evento é o início da obras do novo Terminal Portuário Porto Pontal (3P), localizado na entrada da Baía de Paranaguá, no Paraná. Será mais uma opção para atender o Sul do Brasil.
“Aproveitamos o evento para fortalecer as parcerias comerciais necessárias na cadeia logística, já que a Intermodal é uma oportunidade única de reunir os intervenientes de várias regiões do Brasil e também de outros países”, explica Csele L. Braga. A Interseas inclusive conseguiu, durante o evento, alinhar os detalhes de uma carga projeto que irá operacionalizar para um cliente de Pernambuco através do Porto de Suape.
Conceitos inovadores em logística internacional
A edição 2018 da Intermodal trouxe conceitos inovadores e tecnologias, como intralogística (otimização de espaços e processos dentro do próprio local de armazenagem), internet das coisas, inteligência artificial e novas tecnologias de transporte.
São ideias que vêm ao encontro da indústria 4.0 e devem ajudar a alavancar o comércio exterior, já que para a eficiência da logística internacional, os quatro modais de transporte – marítimo, aéreo, rodoviário e ferroviário – devem ser totalmente integrados.
Durante a Intermodal 2018, estão sendo discutidos assuntos como a importância do omnichannel para a cadeia global de suprimentos, que disponibiliza às empresas todas as informações de clientes e fornecedores em uma única plataforma. A logística integrada entre indústria, comércio e e-commerce e os desafios logísticos do Brasil, que enfrenta a falta de infraestrutura em transporte e detém apenas 1,5% do mercado comércio exterior mundial, também são sendo comentados.
Para saber mais sobre comércio exterior, logística internacional e gestão global dos processos de exportação e importação, acompanhe as atualizações do blog da Interseas. A empresa atua em toda a cadeia de intervenientes até a entrega final da mercadoria.
[foogallery id=”6602″]