Software de comércio exterior: guia prático do sistema Interseas
Poder monitorar os processos de exportação e importação dá ao gestor, além de segurança, uma visão global das negociações internacionais que sua empresa está realizando. Quando a gestão destes processos é terceirizada, sendo feita por uma empresa contratada, é ainda mais importante este acompanhamento para que tudo esteja alinhado. Mas isso só é possível se o seu prestador de serviços utilizar um software de comércio exterior prático e eficiente e possibilitar aos clientes acesso a essa ferramenta.
Atenta a isso, a Interseas utiliza um sistema de gerenciamento de processos que permite, além de um bom controle interno de cada etapa do comércio exterior, que seus clientes acompanhem tudo, de forma simples, rápida e de onde estiverem.
Neste artigo, organizamos um guia prático mostrando as principais funcionalidades do software de comércio exterior utilizado pela Interseas.
As funcionalidades do software de comércio exterior utilizado pela Interseas
O sistema de gerenciamento digital utilizado pela Interseas permite acompanhar o processo, de importação ou exportação, como um todo. Além disso, está interligado ao sistema do Portal Único de Comércio Exterior, o Siscomex, por onde são realizadas muitas das etapas e anexados os documentos e licenças necessárias, agilizando os procedimentos.
Os clientes podem monitorar tudo, via internet: é possível visualizar cada etapa e saber como está a transação. Cada cliente da Interseas recebe um login e senha para entrar no ambiente online que fica no próprio site da Interseas (no final da página, à direta). De onde estiver, com um computador ou por outros dispositivos como tablets e smartphones, o gestor pode acompanhar o que está sendo feito. Há liberdade de acesso aos documentos e pode efetuar levantamentos consolidados de seus embarques, considerando diversos parâmetros para pesquisa. É muito comum o cliente precisar de dados sobre sua movimentação para levantamentos financiamentos ou para negociar com fornecedores, e o acesso a as informações de forma consolidada agrega muito ao processo.
Todas as informações estão bem detalhadas e são fáceis de encontrar. Ao acessar o sistema, o usuário deve ir até a opção “Consulta”. Neste menu, é possível selecionar três opções:
- Follow-up de processos – é possível verificar todos os processos de importação e exportação da sua empresa, os encerrados e os andamentos, analisar os parâmetros, baixar os documentos e ver as datas de embarque (previsão e confirmação);
- Relatório Consolidado dos Processos de Importação – apresenta as referências do processo, histórico do embarque, histórico do desembaraço, valores aduaneiros, encargos tributários e uma análise de custos. O cliente pode solicitar os relatórios filtrando por parâmetros como identificação do processo – número, referência do cliente, DI/DSI/DTA, exportador e fatura – e dados do embarque – modalidade, transportador, origem, destino, período ou data da liberação;
- Relatório Consolidado dos Processos de Exportação – apresenta as referências do processo, dados da mercadoria, condições de venda, desempenho do embarque e análise de custos (BRL). O cliente pode solicitar os relatórios filtrando por por período em que foi realizada a exportação, pela Nota Final e ou Emissão do RE (Registro de Exportação).
Com a ferramenta, é possível ver de forma clara e praticamente em tempo real a situação das etapas. O cliente ganha tempo ao acessar de forma rápida o sistema, na hora e lugar que desejar, sem precisar pedir as informações por email ou telefone. Também evita que cada cliente precise solicitar novas vias de documentos ao seu despachante, já que sistema interno da Interseas, o cliente tem acesso online a documentos – fatura, B/L, DI, comprovantes de pagamentos etc – sempre que precisar.
Além disso, caso seja necessário algum ajuste durante o processo, o alinhamento entre a Interseas e seus clientes é facilitado com o conhecimento antecipado das informações. É uma prática que favorece a rotina de compliance e a eficiência em realizar as tarefas e organizar os documentos, evitando possíveis falhas que podem comprometer o andamento das transações.
Por isso, oferecer um sistema informatizado e específico para o gerenciamento dos processos de importação e exportação é mais que uma facilidade, é uma necessidade para a empresa contratante do serviço e também para os especialistas contratados. Contar com um bom software de comércio exterior é fundamental para otimizar o andamento dos processos.
Se ainda tiver dúvidas sobre o sistema de gerenciamento de processos utilizado pela Interseas, entre em contato! Queremos que sua empresa possa utilizar essa ferramenta de maneira eficiente, com todas as funcionalidades e praticidade que ela oferece.