Interseas marca presença no ENAEX 2017
A equipe da Interseas está no Rio de Janeiro para acompanhar o ENAEX 2017, um dos maiores eventos de comércio exterior no país.
As diretoras da Interseas, Csele L. Braga e Sheine L. Braga, estão no Rio de Janeiro para acompanhar o ENAEX 2017 – Encontro Nacional de Comércio Exterior – promovido pela Associação de Comércio Exterior do Brasil (AEB) que acontece até amanhã, 10 de agosto. Com o tema “Reduzir Custos para Exportar, Reindustrializar e Crescer”, a 36a edição do evento está reunindo especialistas, empresários e representantes do governo para discutir as principais questões relativas ao setor, tais como: transportes, logística, financiamento, novos mercados, negociações internacionais, sistema aduaneiro, serviços, inovação, competitividade e sustentabilidade.Durante a manhã de abertura, nesta quarta-feira, houve pronunciamentos especiais do Presidente do BNDES, Paulo Rabello de Castro; do Ministro da Indústria, Comércio Exterior e Serviços, Marcos Antonio Pereira; do Ministro dos Transportes, Portos e Aviação Civil, Maurício Quintella Lessa; e do Presidente da República, Michel Temer. Desde 2005 um presidente não prestigiava o evento.
[foogallery id=”6213″]
O Ministro Marcos Antonio Pereira abriu sua fala destacando os acordos com México, Índia, Canadá, Coreia do Sul e com Peru e Colômbia, mercados muito solicitados, e que estão imprimindo um ritmo acelerado para o comércio exterior brasileiro. Segundo Pereira, a possibilidade de fechar o acordo com entre Mercosul e União Européia até o final do ano e uma aproximação com a Aliança do Pacífico, também trazem expectativas positivas ao mercado. Seguindo o protocolo da solenidade, o Ministro Maurício Quintella Lessa também comentou as ações da pasta e destacou a importância da junção dos assuntos de portos e transportes num único ministério, que possibilita pensar e planejar o transporte de forma intermodal e integrada. Ainda falou sobre o Decreto dos Portos, iniciativa para dar nova dinâmica e flexibilidade às exportações.
Já o Presidente Michel Temer ressaltou a importância da iniciativa privada para a economia, especialmente do setor de comércio exterior, que ajuda no equilíbrio da balança comercial. Sobre o setor, o Presidente disse que o governo tem se engajado em desburocratizar os processos de importação e exportação, uma antiga reivindicação dos investidores internacionais, além de modernizar a logística e ampliar os mercados.
Na sequência da programação, foi realizado o primeiro painel de debates, com a presença de outras autoridades do setor. Nesse painel, a AEB apresentou uma proposta para reformular o Reintegra, sugerindo um aumento da alíquota de 2 para 5%.
O ENAEX 2017 segue com debates, palestras, workshops, premiações e outras atividades para promoção e desenvolvimento do comércio exterior no Brasil. Para ficar por dentro das novidades do evento, acompanhe as atualizações do nosso blog e pelas redes sociais.