Interseas acompanha seminário sobre Certificado de Origem Digital
A diretora da Interseas, Sheine L. Braga, esteve na manhã desta segunda-feira (5/6) na Associação Comercial de São Paulo para participar do seminário sobre o Certificado de Origem Digital (COD).
O evento marcou o lançamento do COD para os acordos entre todos os países que fazem parte da Associação Latino Americana de Integração (ALADI). Desde 2005, a ALADI vem trabalhando pela viabilização do COD e desde maio deste ano, o certificado de origem digital se tornou uma opção para os empresários do Brasil que fazem negócios com a Argentina – brasileiros e argentinos foram os primeiros a implantar o COD em suas negociações, que já está inserido nas metas de facilitação de comércio definidas pela Secretaria de Comércio Exterior. Uruguai, Chile, Colômbia, Paraguai, Bolívia, México e Peru são os próximos que devem aderir ao certificado de origem digital.
Pelo COD, as emissões são feitas de forma totalmente eletrônica, com assinatura digital. Com a sua utilização, há maior eficiência e agilidade nos processos, propiciando diminuição de prazos, e também menor custo nas emissões de documentos.
O evento reuniu operadores do comércio exterior de todo o país e contou com a presença de Rodrigo Serran, Coordenador de Regimes de Origem e do Projeto COD no Departamento de Negócios Internacionais da Secretaria de Comércio Exterior do MDIC.