Valor de frete internacional já é maior este ano
A demanda maior pelo transporte de cargas é um dos primeiros sinais de que a economia mostras sinais de aquecimento e impacta diretamente no valor de frete.
A ocupação dos navios está entre 95 e 100% neste mês de abril, quando normalmente o pico começa em maio, indicando que o valor do frete está bem maior do que no ano passado. A expectativa aqui na Intermodal 2017 é que até meados de junho deve haver, semanalmente, um incremento no valor do frete.
Para o mercado de Santa Catarina, outro fator que vem influenciado diretamente o valor de frete é a restrição de atracamento de navios maiores nos portos de Itajaí e Navegantes. Hoje a maior parte das importações que vem da Ásia chegam em navios acima de 330 metros, levando a operação para o Porto de Itapoá. A expectativa dos players do setor de logística é que até o final do ano estejam concluídas parte das obras da bacia de evolução de Itajaí, o que irá permitir o atracamento de navios de até 336 metros. Já os navios com até 366 metros devem aportar somente em 2018. Até lá, haverá uma pressão maior de valor do frete para quem quer operar por Itajaí e Navegantes.
Mas o clima de otimismo e de boas perspectivas para o setor é o que impera na Intermodal 2017, que este ano registrou um movimento muito superior ao ano passado. A equipe da Interseas veio conferir as novidades de logística e buscar as melhores opções para nosso clientes.