Porto de Santos: entenda por que ele bate recordes de movimentação de cargas

Porto de Santos: entenda por que ele bate recordes de movimentação de cargas

O Porto de Santos não apenas é o mais importante complexo portuário do Brasil, como é o maior da América Latina. 

A Interseas realiza operações no Porto de Santos, tanto na importação como na exportação, com carga conteinerizada e a granel. Neste post você vai conhecer o principal porto brasileiro de importação e exportação e entender por que ele é tão importante para a logística de quem opera com comércio exterior.    

Estrutura do Porto de Santos

Com 55 terminais marítimos e retroportuários em duas margens (Santos e Guarujá), o Porto de Santos tem uma área de 7,8 milhões de metros quadrados, um canal de navegação com 15 metros de profundidade e largura de 220 metros no trecho mais estreito. 

Em 2013, uma obra para aprofundamento e alargamento do canal aumentou em 30% a capacidade de operações no Porto de Santos, possibilitando embarcações com maior volume de carga.

O complexo registrou recordes históricos de movimentação de cargas por seis meses consecutivos em 2020. Em julho, foram 13,49 milhões de toneladas, o que representa 5,9% em relação ao mesmo mês em 2019.

Tipos de cargas e transportes

Pelo Porto de Santos passam cargas de todos os estados do Brasil, o que soma um terço das mercadorias de comércio exterior brasileiras. É o maior porto exportador do mundo de açúcar, suco de laranja e café em grãos. Outros produtos de destaque que passam pelo Porto de Santos são soja, milho, álcool, automóveis e industrializados em geral.

Os navios que mais realizam transporte no local são cargueiro comum, Roll On- Roll Off  (RO-RO, muito utilizado para transporte de veículos), o graneleiro, o graneleiro líquido (com produtos como óleo diesel e gasóleo) e o petroleiro. Além destes, também atracam navios oceanográficos, pesqueiros, de guerra e de passageiros. 

Neste post da Interseas você pode conhecer os diversos tipos de contêiner para o transporte de mercadorias. 

A Interseas é uma empresa com 20 anos de experiência em comércio exterior que realiza operações de importação e exportação em todo o Brasil. Para contar com a ajuda de nossos especialistas e garantir eficiência e segurança nos seus processos, entre em contato conosco!


Publicado em 10/9/2020 | Categoria(s): Exportação, Importação
Tags: , , , ,


Faça seu Comentário