Entenda como o trade compliance aumenta a eficiência e reduz o risco nas suas operações

Entenda como o trade compliance aumenta a eficiência e reduz o risco nas suas operações

Chamamos de compliance os procedimentos e processos realizados com o objetivo de garantir o cumprimento das leis e regulamentos da área de atuação. 

 

Da mesma forma, o trade compliance tem o objetivo de manter os processos de comércio exterior em conformidade com as diversas normas e legislações do setor. 

 

Trade compliance no dia a dia

 

Quem atua no comércio exterior sabe da grande quantidade de regras e burocracia no dia a dia, especialmente no atual momento de implementação do novo processo de importação. Com novos procedimentos, novas regras, a implantação da DUIMP e consequentes alterações de legislação, processos e procedimentos, mais do que nunca cada etapa dos processos de importação precisa ser analisada e acompanhada com atenção. 

 

São muitos os intervenientes que atuam nos processos de importação e exportação: corretoras de seguros, corretoras de câmbio, agentes de cargas, armadores, despachantes aduaneiros, entre outros, sejam órgãos públicos ou organizações privadas. Seus papéis são interligados e o erro de apenas um deles pode prejudicar todo o processo, trazendo atrasos e prejuízo. Aqui no nosso blog já trouxemos o exemplo de um processo que teve problemas pela falta de compliance. 

 

OEA

 

A certificação OEA ou de Operador Econômico Autorizado oferece mais segurança e confiabilidade para os importadores e exportadores em seus processos. Isso porque as empresas e profissionais que atuam no comércio exterior e que contam com esta certificação são vistos como parceiros da autoridade aduaneira.

 

A certificação mostra que o interveniente possui vínculos com o Estado e com a Receita Federal, e que ele se compromete a exercer sua atividade de maneira regular e idônea, administrando essa relação de forma transparente. Quem possui este reconhecimento tem uma série de vantagens, podendo usufruir de benefícios legais, como redução de custos, redução do percentual de cargas selecionadas para canais de conferência, atendimento prioritário quando selecionado para conferência, entre outras. 

 

Segurança e eficiência 

 

Ter um programa de trade compliance, no qual um profissional acompanha de perto a atuação de cada interveniente, garantindo a precisão da operação, não apenas reduz riscos e custos e evita prejuízos, mas também confere um processo mais correto, eficiente, seguro e confiável, garantindo fluidez em suas operações com a administração dos riscos. 
Com a Interseas você pode ter esse processo feito com excelência e segurança. Nossa equipe acompanha todas as etapas do processo de importação ou exportação e está preparada para lidar com as normas, intervenientes e autoridades aduaneiras. Entre em contato conosco!


Publicado em 10/11/2020 | Categoria(s): Importação
Tags: , , , , , ,


Faça seu Comentário