RETROSPECTIVA 2021: Relembre os principais acontecimentos do Comércio Exterior
E 2021 chega ao fim com sensação de missão cumprida! Foram muitos desafios que enfrentamos, muitos aprendizados adquiridos e conquistas realizadas. Todo ano que se encerra temos a sensação de que o tempo está passando cada vez mais rápido, então que tal relembrarmos os principais acontecimentos que marcaram 2021 no Comércio Exterior? Boa leitura!
Desenvolvimento da vacina e a importância da logística internacional
A maior expectativa do ano era a chegada das vacinas de combate à Covid-19 para que a pandemia que estourou em 2020 finalmente terminasse. Nesse momento, ficou explícito para todos a importância da logística internacional que garantiu a chegada da vacina ao redor do globo e também dos insumos necessários para sua fabricação no Brasil. A maioria desses insumos foram provenientes da China e da Índia.
Frete internacional, escassez de container e gargalos logísticos
O desequilíbrio entre oferta e demanda provocado pelas mudanças nos hábitos de consumo e gaps nas produções em fábricas de todo o mundo gerou gargalos logísticos nunca vistos antes. Esse desequilíbrio das economias mundiais provocou desafios, não apenas para o Brasil, mas para todo o mundo. Houve um grande aumento no preço do frete internacional, escassez de equipamento (container) e congestionamentos nos principais portos do mundo.
Empresas do Comércio Exterior e Logística Internacional passaram a olhar com outros olhos para suas operações, buscando encontrar estratégias que superassem os atuais desafios.
Bloqueio no Canal de Suez
O Canal de Suez é a principal via que liga a Ásia à Europa, e conhecendo a participação comercial desses continentes no comércio internacional entende-se a importância dessa rota. Em março o mundo inteiro parou para assistir o navio Ever Given da companhia marítima Evergreen que encalhou no Canal de Suez após uma terrível tempestade, resultando numa fila de espera de 422 navios e um prejuízo ao comércio global de aproximadamente US$9,6 bilhões/dia de bloqueio.
Os armadores tiveram duas opções, fazer o contorno adicionando quase 1 mês à viagem ou aguardar o desbloqueio do Canal sem saber por quanto tempo.
Balança Comercial
A balança comercial brasileira registrou recordes de superávit (mais exportações do que importações) em diversos meses, impulsionada especialmente pelo agronegócio. Com a alta das exportações, as importações também aumentaram. Para ilustrar essa relação, basta analisar que o aumento da demanda internacional por commodities brasileiras faz a importação de fertilizantes crescer consideravelmente.
O principal parceiro comercial do Brasil continua sendo a China, responsável, até novembro, por 30,2% das exportações e 21.6% das importações. Em segundo lugar vem os Estados Unidos representando 10.9% das exportações e 17% das importações. E em terceiro lugar está a Argentina, representando 4,2% das exportações e 5.4% das importações.
Os principais produtos exportados esse ano foram minério de ferro, soja, óleos brutos de petróleo, açúcar, café, carnes, celulose e muitos outros. Já na importação os principais produtos foram adubos e fertilizantes, medicamentos e produtos farmacêuticos, óleos combustíveis, produtos da indústria da transformação e muitos outros.
Desburocratização e facilitação do comex
Cumprindo com o propósito de facilitação do comércio, o Brasil tem implementado medidas que visam desburocratizar e facilitar o Comércio Exterior para aumentar a participação do país no comércio mundial. Assim, em 2021 vimos os primeiros passos do Novo Processo de Importação que nos trouxe boas notícias como:
- DUIMP (Declaração Única de Importação) para não-OEA (Operador Econômico Autorizado);
- Despacho sobre asas e sobre nuvens;
- Integração de órgãos anuentes no Portal Único, centralizando etapas processuais;
- Novas regras para importação de madeira condenada, oferecendo novas opções além do retorno da mercadoria ao exterior (PORTARIA Nº 385 25/08/21);
Boas notícias para os importadores que utilizam regimes especiais: os Ex-Tarifários foram renovados para bens de capital e informática e os prazos de concessão do Drawback prorrogados. Além disso, houve a redução de 10% do Imposto de Importação sobre 87% dos códigos de NCM;
Leia também: Você sabe o que é DRAWBACK e os benefícios para a sua empresa? Baixe nosso E-book gratuito!
Transformação digital
A pandemia acelerou e intensificou a transformação digital em diversas áreas da sociedade e principalmente no Comércio Exterior. Mais empresas passaram a utilizar softwares que as integram ao mercado, trazendo mais controle, gestão de risco, segurança, aumentando a produtividade e até mesmo reduzindo custos.
Esse é um movimento que tende a se intensificar ainda mais nos próximos anos! Em breve lançaremos uma série em nosso Instagram falando sobre o COMEX 4.0 e seus benefícios, ative as notificações para não perder!
O que esperar do Comércio Exterior em 2022?
Mais inovação e tecnologia, automatizações, conectividade, intensificação das compras online e mais mudança nos hábitos de consumo prometem transformar o Comércio Exterior em 2022! Fique ligado no nosso blog e redes sociais para acompanhar o artigo sobre tendências e perspectivas do Comércio Exterior em 2022.
-
SEMANA DO COMÉRCIO EXTERIOR – Conheça algumas profissões do Comex.
No dia 28 de janeiro é celebrado o Dia do Comércio Exterior, profissional de extrema importância para o Brasil e para o mundo. Pensando nisso, a Interseas criou a Semana do Comércio Exterior, oportunidade em que foram entrevistados profissionais de destaque que atuam na área para contar sobre sua rotina, inspirações e conselhos para quem deseja seguir carreira nesse setor.
-
O que as empresas que atuam no Comércio Exterior buscam em profissionais em 2022?
Confira as principais habilidades que um profissional precisa ter em 2022 para ter sucesso no Comércio Exterior
-
Quais as principais tendências para o Comércio Exterior em 2022?
O Comércio Exterior é uma área de constantes inovações, sendo assim, os profissionais que atuam nesse ramo devem estar sempre atentos à todas as transformações que acontecem, como as legislações que são alteradas com grande frequência, modificando diversos processos, impactando até mesmo na tributação e na nomenclatura dos itens.
-
RETROSPECTIVA 2021: Relembre os principais acontecimentos do Comércio Exterior
E 2021 chega ao fim com sensação de missão cumprida! Foram muitos desafios que enfrentamos, muitos aprendizados adquiridos e conquistas realizadas. Todo ano que se encerra temos a sensação de que o tempo está passando cada vez mais rápido, então que tal relembrarmos os principais acontecimentos que marcaram 2021 no Comércio Exterior? Boa leitura!
-
Mesmo o SISCOMEX (criado por meio do Decreto nº 660, de 25 de setembro de 1992), sendo um sistema pioneiro em todo o mundo, era necessá27rio uma tecnologia mais eficiente
-
Você sabe o que é DRAWBACK e os benefícios para a sua empresa? Baixe nosso E-book gratuito!
Você sabe o que é DRAWBACK e como obter os benefícios para a sua empresa? Preparamos um e-book ESPECIAL para te ajudar nisso! Se você exporta ou quer saber mais sobre