SEMANA DO COMÉRCIO EXTERIOR – Conheça algumas profissões do Comex
No dia 28 de janeiro é celebrado o Dia do Comércio Exterior, profissional de extrema importância para o Brasil e para o mundo. Pensando nisso, a Interseas criou a Semana do Comércio Exterior, oportunidade em que foram entrevistados profissionais de destaque que atuam na área para contar sobre sua rotina, inspirações e conselhos para quem deseja seguir carreira nesse setor.
Entrevistamos profissionais dos segmentos de logística, de negócios internacionais e marketing, um advogado especializado em direito aduaneiro e tributário, uma despachante aduaneira e um prático.
Está curioso para conhecer a rotina, histórias inusitadas e saber quais são os conselhos dessas profissões? Continue acompanhando ao longo da semana!
Profissional de Logística
O profissional de Logística é responsável pela gestão da cadeia de suprimentos desde a armazenagem e distribuição até o frete nacional e internacional, tudo isso para que a mercadoria chegue até o seu destino com segurança e agilidade. As empresas de agenciamento de cargas, nas quais o profissional de logística pode atuar, são responsáveis por intermediar importadores e exportadores e prestar serviços de frete internacional em diferentes modais de transporte, sempre buscando as melhores negociações com armadores, companhias aéreas, de transportes e terminais.
Para conhecermos um pouco mais sobre o profissional de logística internacional, convidamos o Diretor da empresa de agenciamento de cargas, ES Logistics, Evandro Ardigó para nos contar sobre sua profissão e como chegou até aqui.
Evandro, o que lhe motivou a escolher essa profissão?
Eu tinha iniciado a faculdade de computação quando comecei a trabalhar como Office Boy em um agente de carga. No semestre seguinte pedi transferência para Comércio Exterior porque me apaixonei pela dinâmica de trabalhar com agenciamento de cargas internacionais. Todos os dias eu aprendo alguma coisa diferente.
Quais atividades envolvem o seu trabalho? Como é a sua rotina?
Nós servimos clientes que tenham necessidade de logística internacional. Buscamos as opções que se encaixem para suprir as necessidades dos clientes e fazemos a coordenação dos processos. A nossa rotina é resolver os problemas dos clientes.
O que é necessário para exercer a sua profissão? Quais são os pré-requisitos?
Para exercer esta profissão é necessário ter vontade de servir e vontade de resolver problemas. Saber entender o que os outros querem dizer e se fazer entender é muito importante. Na maioria das posições é necessário saber se comunicar em Português e em Inglês. A maioria dos nossos profissionais vêm da faculdade de Comércio Exterior, mas com força de vontade pessoas que fizeram outros cursos podem absorver a parte técnica do comex também.
Qual foi o caminho para chegar até aqui?
O meu caminho para chegar até aqui, nestes 25 anos de agenciamento de carga, foi não desanimar com os erros cometidos. Aprendendo diariamente: errando e aprendendo com os erros.
Quais os desafios da sua profissão e quais habilidades você considera importante para se desenvolver nela?
O grande desafio é se adaptar às mudanças de cenário que acontecem frequentemente. Nós temos que estar preparados para o imprevisível.
Compartilhe uma história inusitada ou um fato curioso que já aconteceu durante seus anos de profissão:
Nós fizemos um voo charter da Finlândia para Porto Alegre. Meu irmão, que acompanhou o carregamento na Finlândia, entregou na mão do piloto, em um envelope, os documentos originais. O piloto estava sonolento, pegou o envelope e colocou num canto. Quando o avião chegou em Porto Alegre, o piloto falou que não tinha envelope nenhum. Descarregou a carga e foi embora. Quando o avião parou para abastecer em Recife pedimos para alguém entrar na cabine do avião para procurar e os documentos foram encontrados. Uma pessoa trouxe os documentos até o POA pessoalmente e a carga foi desembaraçada sem atraso.
Outro fato curioso, foi quando estávamos fazendo um afretamento da Colômbia para o Brasil quando o motor do navio parou de funcionar e ficou à deriva. O navio teve que ser resgatado e foi rebocado até Curaçao. A Avaria Grossa foi decretada e todas as entrelinhas dos contratos foram lidas. Felizmente deu tudo certo, após algumas semanas o navio foi consertado e finalizou sua viagem até Imbituba.
Qual conselho você dá para quem quer seguir essa profissão?
O conselho que eu dou é que a atividade de agenciamento de cargas será totalmente diferente em dez anos. Então venha preparado para se adaptar. Turbulência e escalas não previstas são regra.
International Business & Marketing
A área de negócios internacionais é fascinante, é necessário conhecer e se adequar a diferentes culturas e tradições para alcançar uma negociação de sucesso e impactar pessoas, empresas e países. Por isso convidamos a International Business & Marketing Director Cristina Wolowski que falará sobre o que é essencial ter para a sua profissão.
O que te motivou/inspirou a escolher essa profissão?
Eu nasci em Estocolmo, Suécia, e aos 15 anos fui conhecer a cidade em que nasci e viajei pela Europa com meus pais.
Durante esta viagem comecei a pensar em vários produtos brasileiros que poderiam estar por lá e, quando retornei ao Brasil, comprei o “Guia do Estudante” e procurei por um curso universitário que pudesse me conectar com o mundo.
Isso tudo no início dos anos 90 quando não tínhamos toda esta facilidade de troca de informação e nem o hábito de viajar internacionalmente.
Quais atividades envolvem o seu trabalho? Como é a sua rotina?
Eu desenvolvo mercados internacionais para as indústrias do setor de saúde, então precisamos definir: os melhores mercados para nossos produtos, encontrar o melhor parceiro local, introduzir o produto no mercado e trabalhar junto ao parceiro local para conquistar espaço e crescer no mercado internacional.
Não se resume a uma venda específica. O trabalho requer uma fidelização de cliente e consumidor no mercado alvo.
Nosso trabalho é muito dinâmico. É preciso desenvolver um Business Plan para cada mercado de atuação e para cada produto. Ou seja, envolve desde coleta de dados, estudo da legislação para registro de produtos da saúde, análise de cenários incluindo concorrência e seus preços, canais de distribuição no país alvo e metas de crescimento.
Estamos sempre em contato com os parceiros internacionais, ajudando-os e à sua equipe de vendas a crescer no mercado. Agora com a retomada dos eventos e viagens internacionais, pelo menos uma vez por mês estamos em uma feira ou em algum mercado para atuar lado a lado com o parceiro local.
O que é necessário para exercer a sua profissão? Quais são os pré-requisitos?
É uma profissão que exige muita dedicação e disposição, pois as viagens são constantes e estamos em diferentes fusos horários de nossos clientes. Temos que estar sempre atentos para dar respostas assertivas aos mercados e por isso exige muito estudo do mercado local, de culturas. Algumas características que julgo essenciais são flexibilidade, adaptabilidade e estar disposto a alcançar metas.
No que diz respeito aos pré-requisitos, a primeira coisa que julgo importante é entender que o estudo, na vida de qualquer profissional, é eterno. Não acaba quando terminamos a faculdade ou um MBA. Trabalhei o conceito de “lifelong learning” sempre estudando e aprendendo. Quem para de estudar fica para trás, e fica mesmo.
Como trabalho na área comercial e temos muito relacionamento com clientes internacionais, é importante além de ter fluência em idiomas (mínimo inglês e espanhol fluentes), saber se comunicar, se expressar, ser tolerante ao diferente (principalmente em termos culturais) e entender que o seu ponto de vista não é o único correto. Você tem que entender o mercado, o seu cliente que vive em um ambiente totalmente diferente do seu e tem diferentes hábitos.
Eu costumo dizer que precisamos ser curiosos em termos de ler sobre tudo, sobre história, economia, cultura, comportamento e atualidades. Não se limite à área técnica. Pessoas da área comercial criam relacionamentos com seus clientes e muitas vezes passamos uma semana ao lado do distribuidor. É preciso saber conversar, ouvir e estar aberto a novas ideias.
Qual foi o caminho para chegar até aqui?
Eu estou há mais de 20 anos na área comercial. Não foi fácil.
Conquistar o meu espaço no mercado encarando viagens sozinhas para países que conhecemos pouco, como Ucrânia, Argélia, Jordânia, Vietnam, República de Belarus, e o idioma inglês não era tão comum entre a população, exige muita determinação e coragem.
Viajamos com a tarefa de trazer resultados: o melhor parceiro local, vendas, resolução de problemas. É uma atividade extremamente desafiadora, mas as experiências que vivemos e como nos desenvolvemos como pessoas e profissionais é muito gratificante.
Quais os desafios da sua profissão e quais habilidades você considera importante para se desenvolver nela?
Digo que nosso desafio profissional é: buscar o melhor mercado + encontrar o melhor parceiro local + fidelizar o cliente + crescer no mercado.
É preciso muita determinação e vontade de fazer acontecer. Características pessoais como a capacidade de relacionar-se bem e estar disposto a aprender são fundamentais.
Compartilhe uma história inusitada ou um fato curioso que já aconteceu durante seus anos de profissão:
São vários os momentos curiosos, pois já estive trabalhando em quase 50 países e percebemos a diferença cultural em questões básicas.
Por exemplo, comer com a mão na Indonésia, dançar com uma família árabe, tentar passar um endereço para um táxi na Ucrânia, pegar carona com um segurança pois eu não entendia os letreiros e alfabeto russo… e assim vai. Temos muitas histórias inusitadas e divertidas para contar.
Qual conselho você dá para quem quer seguir essa profissão?
Estude a parte técnica de comércio exterior, pois é essencial ter esse conhecimento, mas não se limite a eles. Desenvolva sua oratória, comunique-se bem, não seja intransigente, tenha tolerância ao diferente e aprenda a “ouvir” seu cliente e o mercado.
Desenvolva seus soft skills e esteja sempre disposto e aberto a aprender. O aprendizado é eterno.
O que achou dessas profissões?
Interessantes, não? Concluímos que em todas as profissões do Comércio Exterior é necessário motivação, coragem e muitos são os aprendizados todos os dias. Nós da Interseas desejamos um feliz Dia do Comércio Exterior para todos os profissionais que ajudam a movimentar nossa balança comercial!
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