SECEX/ME lança Boletim Trimestral da Balança Comercial Brasileira
A Secretaria de Comércio Exterior (Secex) lançou a primeira edição do Boletim Trimestral da Balança Comercial Brasileira, na sexta-feira (16/7). A nova publicação – que terá periodicidade trimestral – contextualiza o panorama do comércio mundial, detalha as características e a dinâmica do comércio exterior brasileiro e apresenta as estimativas da Secretaria para os resultados da Balança Comercial em 2021.
O material está alinhado aos esforços recentes de adoção de boas práticas regulatórias no comércio exterior brasileiro, em especial a condução de políticas públicas baseadas em evidências e a transparência com a sociedade. No exercício de sua competência, a Secex proporciona que o Brasil possua uma sistemática de produção de estatística de bens, com emprego das melhores recomendações e práticas, com alta qualidade e periodicidade mínima semanal de divulgação.
Informações qualificadas e visão sistêmica
A Secex compila e divulga dados de comércio exterior desde a criação da instituição, no começo da década de 90. Durante todo esse período, as divulgações se resumiram a dados brutos, agregações e apreciações descritivas. Análises conjunturais e perspectivas eram reveladas somente por meio de entrevistas coletivas à imprensa, no primeiro dia útil do mês.
O Boletim Trimestral do Comércio Exterior oferecerá informações mais qualificadas e uma visão mais completa e analítica dos movimentos recentes do comércio exterior brasileiro. A publicação conta, por exemplo, com um panorama do comércio e economia mundiais; uma análise sobre os volumes exportados e importados, com totais e detalhados por setores e parceiros comerciais; além dos movimentos do indicador de termos de troca. Ao final, são apresentadas as expectativas para o resultado da Balança Comercial para o ano.
Saiba mais
Recentemente, a Secex publicou o Monitor do Comércio Exterior. A ferramenta contém indicadores que permitem avaliar o desempenho do comércio exterior sob diversos ângulos e proporciona uma visão mais completa dos movimentos e tendências da área.
Acesse o Boletim no site do Ministério da Economia
Fonte: Ministério da Economia (ME)