Referência Única da Carga (RUC): o que é e como gerar a sua
O que é a Referência Única da Carga (RUC)?
A Referência Única da Carga é um código composto por letras e números para identificar e rastrear uma carga que é exportada. A RUC é um código identificador único e irrepetível, formado por até 35 caracteres.
Essa identificação alfanumérica, que é exigida pela Receita Federal, segue a recomendação da Organização Mundial das Aduanas (OMA). Ela pode ser gerada manualmente ou de maneira automática.
Quando é feita a DU-E no Portal Único Siscomex, o campo da RUC aparece na primeira tela e é opcional. Caso você opte por gerar o código manualmente, deve inseri-lo. Se ele ficar em branco, a RUC será criada e o campo será preenchido automaticamente pelo sistema.
Como é composta a Referência Única da Carga?
A RUC possui a sequência <ano><país><exportador><década><referência do operador>, composta a partir do seguinte padrão
<ano> : é o último dígito do ano em que a RUC foi gerada. Então, por exemplo, “7” se atribuída em 2017, “8” se atribuída em 2018, e assim por diante;
<país> : o país onde a RUC foi atribuída. No caso brasileiro, sempre “BR”;
<exportador> : é a identificação do exportador no CNPJ ou CPF, conforme o caso. Se CNPJ, com 8 dígitos (a raiz), e se CPF, 11 dígitos;
<década> : é o penúltimo dígito do ano em que a RUC foi gerada. Então, por exemplo, “1” se atribuída em 2017, “2” se atribuída em 2020, e assim por diante;
<referência> : série única de caracteres que pode ser atribuída pelo exportador/declarante ou pelo sistema (em caso de a RUC ser gerada automaticamente). A <referência> deve conter de 1 a 23 caracteres, caso seja CNPJ, e no máximo 20 caracteres, caso seja CPF. Ela deve utilizar apenas números e letras (não faz diferença se maiúsculas ou minúsculas).
Por que usar a Referência Única de Carga?
A RUC é necessária para o controle da armazenagem e movimentação de cargas para exportação. Com ela, qualquer pessoa pode acompanhar uma carga pelo Portal Siscomex.
Por seguir um padrão internacional, a RUC permite rastrear a carga em qualquer lugar, como portos, aeroportos, navios etc. Assim é possível monitorar atrasos e imprevistos.
Ela pode ser usada também para cumprir o deadline do draft. Nele é possível informar apenas a RUC, caso a DU-E ainda não tenha sido feita.
A Referência Única de Carga não possui informações de despacho, valores ou outros dados que possam comprometer a transação. Por isso ela é um código de acompanhamento bastante seguro.
A RUC não deve ser confundida com a MRUC (Referência Única de Carga-Master). Esta última também é um identificador único e irrepetível, porém utilizado para controle da armazenagem e movimentação de cargas consolidadas para exportação.
Agora que você já sabe o que é a RUC, conte com a nossa equipe de especialistas para cuidar dos seus processos de exportação com segurança.