Quais são as principais taxas de conversão utilizadas na importação?

Quais são as principais taxas de conversão utilizadas na importação?

As atividades de comércio exterior – importação e exportação – envolvem uma série de regras e práticas. Dentre elas, saber que existem várias taxas de conversão estão entre os temas de grande relevância para realizar operações de sucesso. Essas taxas influenciam os preços de compra e venda nas importações e exportações, por isso é essencial entender como elas funcionam. 

Uma das taxas mais conhecidas é a PTAX. Ela foi criada em 1999, pelo Ministério da Fazenda, e é utilizada para várias funções, como referência para contratos, cálculo fiscal e para frete internacional.

Para entender mais sobre as taxas de conversão utilizadas na importação, continue na leitura do post.

 

O que é a PTAX?

A PTAX é uma taxa de câmbio calculada pelo Banco Central (BC) a partir da média das taxas informadas pelos dealers de dólar (instituições autorizadas pelo Governo Federal para negociar compra e venda de moeda estrangeira) durante quatro janelas do dia.

Ao longo do dia o BC consulta o valor do dólar com os dealers entre 10h e 10h10; 11h e 11h10; 12h e 12h10; e 13h e 13h10. Os dois valores maiores e os dois menores são excluídos e, com uma média simples, é calculada a PTAX. 

Quando o mercado de câmbio fecha, ocorre a divulgação da cotação oficial da PTAX. Ela pode ser consultada diretamente no site do Banco Central.

 

Quais as taxas de conversão utilizadas na importação?

A PTAX é uma taxa de referência, mas há outras taxas utilizadas nas negociações de comércio exterior. Confira três taxas de conversão utilizadas na importação:

 

Taxa fiscal

É a taxa utilizada para converter a moeda estrangeira em nacional, para que seja realizado o pagamento de tributos relacionados à importação. No Brasil, a taxa fiscal de importação é a própria PTAX. É com base nela que são calculados os tributos incidentes na importação, usualmente recolhidos no dia do registro da Declaração de Importação.

 

Taxa armador (PTAX + percentual)

Essa é a taxa cambial do frete internacional ou seja a taxa cambial utilizada pelos armadores e agentes de carga para faturar os custos de frete internacional e demais taxas relacionadas ao frete. 

Nessa taxa, é cobrado um percentual além do valor de referência da PTAX. Na prática, esse percentual funciona como uma forma de proteger a empresa que fará o frete dos riscos de prejuízo, por conta da variação cambial. 

No Brasil o câmbio é flutuante, ou seja, ele muda conforme a demanda de oferta e procura de dólar no mercado, sem intervenção sistemática do Governo Federal para que seja mantido sempre no mesmo valor. 

Com isso, uma empresa que utiliza apenas a PTAX para frete internacional, corre o risco de fechar um contrato com a taxa em um valor X e, dias ou semanas depois, enquanto estiver prestando o serviço de entrega do produto, esse valor pode mudar e a empresa passa a arcar com prejuízos. 

Assim, para diminuir os riscos da operação em um frete de importação por conta da variação do câmbio, a taxa armador acrescenta à PTAX um percentual, como uma margem de segurança, por garantia.

Embora essa taxa seja conhecida como “taxa armador”, como comentamos, ela é usada pelos Agentes de Cargas também e não somente quando se trata de transporte marítimo.

É possível você negociar qual será o percentual adicional a ser cobrado, por isso recordamos a importância de trabalhar junto a um bom parceiro.

 

Taxa comercial

A taxa comercial é a que se refere ao chamado dólar comercial. Ela é utilizada para pagamento e recebimento de negócios de importação e exportação. O dólar comercial expressa o valor real da moeda americana em relação ao real, diferentemente da PTAX, que é uma média de valores.    

Outro dado importante para quem trabalha com importação é a modalidade de pagamento. Há várias formas possíveis para efetuar essa transação. Para conhecer os detalhes, confira nosso post

Há mais de 20 anos, a Interseas realiza a gestão global dos processos de importação de seus clientes e pode ajudar a sua empresa a operacionalizar seus processos com mais agilidade e segurança. Entre em contato conosco!


Publicado em 06/4/2021 | Categoria(s): Importação
Tags: , , ,