Prospecção na China: a importância de ter um bom procurement no país
O comércio Brasil-China movimenta bilhões de dólares anualmente e o país asiático é hoje nosso principal mercado de compra, representando quase 20% das importações brasileiras. Pela enorme variedade de produtos, além dos preços baixos, importar mercadorias chinesas é uma alternativa bastante interessante para empresas que querem reduzir os custos de produção. Porém, a prospecção na China requer alguns cuidados, pois sua forma de negociar apresenta diferenças em relação às práticas ocidentais.
Assim como acontece em qualquer novo mercado em que se está buscando fornecedores, na China também é preciso conhecer bem as regras e a política local de compra e venda. Para evitar algum tipo de ruído na comunicação com as indústria de lá, é fundamental estar bastante ambientado com:
- o funcionamento das fábricas;
- o planejamento de pedidos – por exemplo, o calendário de feriados;
- a qualidade da produção;
- as entregas;
- o pagamento e o embarque das mercadorias.
Como otimizar a prospecção na China e evitar problemas com fornecedores?
A prospecção na China pode começar com uma missão comercial personalizada, que objetiva apresentar in loco as especificidades de operação no país escolhido, podendo efetuar visitas em feiras, parques industriais e complexos logísticos, colocando os empresários em contato com o universo de negócios do futuro parceiro comercial. É um reconhecimento de campo importante antes de decidir expandir suas atividades.
Um exemplo é a Canton Fair, maior feira multisetorial de toda a Ásia, que é realizada duas vezes ao ano – a próxima ediçãoserá em abril de 2019. Por meio de uma missão comercial personalizada, os empresários que buscam conhecer o mercado chinês serão acompanhados em todo o evento, além de receberem uma assessoria inicial.
Também é indicado contar com uma assessoria comercial estabelecida na China, que possa fazer as negociações e fiscalizações. Assim, ter um bom procurement vai ajudar muito na execução de uma boa estratégia de compra. O profissional que realiza o procurement vai atuar na qualificação do fornecedor, averiguando sua idoneidade, buscando uma melhor negociação de preços, produção e embarque, inclusive no pós compra, evitando assim contratempos e perdas financeiras.
Portanto, antes de começar a prospecção na China ou suas operações de importação, não deixe de buscar o apoio de uma empresa especializada como a Interseas, que possui um procurement qualificado e experiente no país. Assim, você terá à disposição conhecimentos específicos a respeito do mercado e das políticas chinesas e parceiros locais para garantir um bom procurement diretamente do país asiático. A Interseas é uma empresa de comércio exterior que atua há 18 anos oferecendo soluções únicas e customizadas, inovando e facilitando o comércio internacional de seus clientes com ética e comprometimento.
Tire mais dúvidas sobre como importar da China neste Guia Prático que elaboramos para as empresas brasileiras, ou entre em contato com nossos especialistas e solicite um orçamento.