Política de Privacidade
Atualizado em 10 de dezembro de 2024.
Ao navegar em nosso site, você concorda com a seguinte Política de Privacidade.
Nós, da Interseas Comércio Exterior, temos um compromisso incondicional com a segurança, transparência e privacidade de nossos clientes, fornecedores, intervenientes, parceiros e usuários do nosso site. Aqui, excluímos qualquer hipótese de monetização e utilizamos as melhores práticas e ferramentas para garantir a proteção dos dados pessoais que são usados em nossas atividades.
Abaixo, você encontrará todas as informações sobre a maneira como coletamos, processamos, armazenamos e tratamos informações pessoais.
Fique à vontade para entrar em contato conosco e obter mais informações.
POR QUE COLETAMOS DADOS PESSOAIS
A nossa empresa oferece soluções de gestão em processos de comércio exterior. Mas para que isso seja possível, fazemos o tratamento de dados pessoais diversos conforme o tipo de relação que você mantém conosco.
Esse tratamento ocorre nas seguintes situações:
– mediante o consentimento do titular dos dados pessoais – sempre que houver a possibilidade de você optar ou não pela coleta dos seus dados pessoais, a nossa empresa irá pedir a sua autorização para que isso aconteça.
– para executar o contrato e o serviço – utilizamos a base legal de execução de contratos para os processos relacionados com a prestação dos nossos serviços.
– para cumprir com obrigação legal ou regulatória – essa base legal é utilizada para atender a determinações ou exigências legais e prestar contas aos órgãos fiscalizadores da atividade que realizamos, como ao Banco Central do Brasil, Receita Federal, Câmara de Comércio Exterior (Camex) e Secretaria de Comércio Exterior, entre outros;
– para garantir o exercício regular de direitos – essa é a base legal que garante a defesa de nossa empresa em relação a processos judiciais, administrativos ou arbitrais em que, porventura, viemos a nos tornar partes.
COMO OBTEMOS DADOS PESSOAIS
A nossa empresa irá coletar dados pessoais sempre que você:
– acessar e navegar em nosso site e interagir conosco por intermédio dele;
– fazer contato com a nossa empresa pelos nossos canais de atendimento (telefone, e-mail ou preenchimento dos formulários disponíveis em nosso site);
– enviar um currículo para a nossa empresa;
– fazer download dos materiais educativos disponibilizados em nosso site;
– fazer a inscrição em nossa newsletter;
– contratar um dos nossos serviços;
– acessar um dos nossos softwares de gerenciamento de processos e inteligência artificial para acompanhar o andamento dos seus processos.
– fazer parte do nosso time de colaboradores.
QUAIS DADOS PESSOAIS NÓS COLETAMOS E COMO UTILIZAMOS
A nossa empresa utiliza os seus dados pessoais para poder prestar um serviço de alta qualidade e oferecer o melhor atendimento a você. O tipo de informação coletada depende de como você ou a sua empresa interage conosco: se firma uma relação comercial e/ou contratual de prestação de serviços com a nossa empresa, se envia um currículo para uma vaga de trabalho aberta, se trabalha conosco ou se acessa o nosso site para simples navegação.
Todos esses dados são tratados como confidenciais e utilizados somente para os fins abaixo descritos:
Se você é cliente, fornecedor ou interveniente:
Dados coletados | Finalidade |
● identificação básica de pessoa física (nome, sobrenome, RG e CPF); ● informações gerais de contato (telefone, e-mail e redes sociais); ● data de nascimento; ● endereço residencial; ● nacionalidade; ● estado civil; ● profissão. |
● prestação dos serviços contratados de forma adequada;
● desenvolvimento de novos produtos e novos serviços, de forma a aprimorar a execução das atividades prestadas;
● cumprimento de obrigação legal ou regulatória;
● colaboração ou cumprimento com ordem judicial, de autoridade competente ou de órgão fiscalizador. |
Se você é ou já foi colaborador, prestador de serviços ou já enviou currículo para as nossas vagas de trabalho:
Dados coletados | Finalidade |
● identificação básica de pessoa física (nome, sobrenome, RG e CPF, Carteira de Trabalho, PIS/PASEP); ● informações gerais de contato (telefone, e-mail e redes sociais); ● endereço residencial; ● certidões em geral (certidão de nascimento ou casamento e certidão de nascimento ou CPF dos filhos, se houver); ● informações profissionais (ocupação e cargos ocupados, histórico empregatício, salários anteriores, etc); ● informações sobre escolaridade, diplomas, licenças e associação profissional e histórico acadêmico; ● informações financeiras e dados bancários (banco, agência e conta). |
● possibilidade de oportunizar a participação em processo seletivo sempre que uma vaga que coincida com as suas atribuições for aberta;
● cumprimento de obrigação legal ou regulatória;
● colaboração ou cumprimento com ordem judicial, de autoridade competente ou de órgão fiscalizador. |
Se você é um usuário do site ou interessado nos nossos serviços:
Dados coletados | Finalidade |
● Informações gerais de contato (telefone, e-mail e redes sociais);
● informações profissionais (profissão, local de atuação e cargo que ocupa);
● informações gerais de navegação e localização disponibilizadas por meio de dispositivos móveis (geolocalização, endereço de IP, rastreamento de site, modelo do dispositivo, sistema operacional e idioma de preferência). |
● envio de materiais educativos disponíveis gratuitamente em nosso site (como ebooks, informativos, manuais, guias e folhetos); ● inclusão do contato na base de clientes da empresa para envio automático de newsletter; ● direcionamento de conteúdos e publicidade que estejam alinhados aos seus interesses, como notícias, pesquisa, relatórios e informações comerciais; ● fornecimento de funcionalidades básicas e melhorias da performance do nosso site e plataforma, de forma a oferecer uma experiência web mais personalizada ao usuário (cookies); ● facilidade na navegação em nosso site e plataforma; ● possibilidade da empresa mensurar a audiência e criar estratégias de propaganda e divulgação; ● aprimoramento de serviços prestados para que nossas soluções cheguem facilmente a clientes e potenciais clientes. |
QUEM TEM ACESSO AOS DADOS COLETADOS
A nossa empresa não participa de qualquer prática de venda ou troca de dados pessoais com terceiros que venham a envolver nossos clientes, fornecedores, intervenientes, parceiros, usuários e todos os atores com quem lidamos. Também não divulga dados pessoais em pesquisas e apresentações públicas, que possam vir a identificar qualquer pessoa física ou jurídica.
Todos os dados pessoais que coletamos são retidos em nossa empresa para cumprir especificamente os propósitos administrativos internos.
Porém, alguns desses dados pessoais podem ser compartilhados com terceiros para oferecer um serviço mais especializado, expandir a nossa comunicação com você, observar as leis e regulamentações aplicáveis, proteger nossos direitos e atender ordens judiciais. Esse compartilhamento ocorre sempre dentro dos limites autorizados em lei.
Neste sentido, os dados pessoais poderão ser compartilhados com:
– empresas parceiras e prestadores de serviços, constituídos ou atuantes em qualquer país, que nos auxiliam a prestar os serviços contratados ou complementam e aprimoram o desenvolvimento das nossas atividades comerciais e que são de interesse de importadores e exportadores;
– empresa detentora do software de gerenciamento de processos que nos ajuda na manutenção e atualização do programa;
– empresas de serviços educacionais que prestam serviços relacionados ao comércio exterior;
– empresas parceiras de informática e de tecnologia da informação que fornecem ferramentas e nos auxiliam com as soluções tecnológicas do nosso site e do nosso software de gerenciamento de processos;
– empresas provedoras de infraestrutura tecnológica e operacional que são necessárias para a realização das nossas atividades, como intermediadoras de pagamento e provedores de serviço de armazenamento de informações;
– empresas de recrutamento que são contratadas para assumir o processo seletivo de novos talentos sempre que novas vagas são abertas;
– órgãos públicos, agências reguladoras ou, ainda, terceiros que devem receber os dados em virtude de lei ou regulamento que somos obrigados a seguir;
– o Poder Judiciário e as partes envolvidas em eventual conflito e ação judicial.
Sempre que compartilhamos com terceiros os dados pessoais de nossos clientes, fornecedores, intervenientes, parceiros e usuários, tomamos medidas de segurança para que sejam adotados mecanismos de proteção dos dados pessoais adequados à legislação e aceitos por nós.
COMO PROTEGEMOS OS DADOS COLETADOS
Enquanto você for nosso cliente ou usuário do nosso site, os seus dados pessoais serão mantidos em ambiente seguro e controlado. Levamos a segurança deles a sério e, para isso, adotamos todas as medidas possíveis para preservar a privacidade e manter a confidencialidade dessas informações.
Algumas das medidas de precaução que tomamos são:
a) Criptografia e segurança de redes
– utilizamos criptografia SSL (Secure Sockets Layer) para proteger os dados durante a transmissão;
– utilizamos bcrypt para hash das senhas com salt e os demais dados são salvos diretamente na base de dados, o que protege os dados armazenados;
b) Controle de acesso
– implementamos autenticação JWT (JSON Web Token) para garantir a autenticidade dos usuários;
– utilizamos um sistema de controle de acesso baseado em função (Role-Based Access Control – RBAC), onde o acesso aos recursos é permitido ou negado com base nos papéis atribuídos aos usuários;
– utilizamos um sistema de controle de acesso baseado em função para gerenciar as permissões de acesso ao site, com código para verificar o papel do usuário e permitir ou negar o acesso com base nesse papel;
– revisamos regularmente as permissões de acesso para garantir que apenas os usuários autorizados tenham acesso aos dados necessários.
c) Monitoramento e auditoria
– realizamos monitoramento contínuo de nossos sistemas e redes para detectar e responder a possíveis ameaças e vulnerabilidades;
– realizamos auditorias regulares para garantir a conformidade com nossas políticas de segurança e privacidade.
d) Treinamento e conscientização
– realizamos treinamento periódico de nossos colaboradores sobre práticas de segurança da informação e proteção de dados pessoais;
– utilizamos programas de conscientização para reforçar a importância da privacidade e da segurança de dados.
e) Gestão de incidentes
– contamos com um plano de resposta a incidentes para lidar rapidamente com quaisquer violações de segurança ou acessos não autorizados;
– mantemos uma comunicação transparente com os titulares dos dados afetados, conforme exigido pela legislação aplicável.
f) Backup e recuperação de dados
– realizamos backups diários (incrementais) e semanais (completos);
– utilizamos Backup para garantir a integridade e segurança dos dados;
– protegemos os backups armazenados off-site com criptografia;
– mantemos os backups por um período de 30 dias;
– realizamos testes regulares de recuperação de backups para garantir a integridade e disponibilidade dos dados;
– temos um plano de recuperação que inclui a restauração de backups através do Backup, em caso de incidentes.
DIREITOS ENVOLVENDO DADOS PESSOAIS EM NOSSA EMPRESA
A LGPD lhe garante uma série de direitos relacionados aos seus dados pessoais. Por isso, nossas práticas de trabalho transcorrem em absoluta conformidade com a lei.
Assim, queremos oferecer a você todas as informações necessárias para que sejam tomadas decisões conscientes.
Saiba que você tem direito a:
– saber se tratamos os seus dados pessoais;
– entender como os seus dados são tratados;
– solicitar e receber uma cópia de todos os seus dados pessoais que são tratados por nós;
– solicitar a correção de dados pessoais que estejam incompletos, inexatos ou desatualizados;
– opor-se, em alguns casos, ao compartilhamento dos seus dados;
– solicitar a exclusão dos seus dados da nossa base, quando aplicável e não interferindo em nenhuma de nossas obrigações legais de resguardar direitos da empresa e terceiros;
– gerenciar os consentimentos concedidos.
Caso você deseje solicitar atendimento a qualquer um de seus direitos previstos na LGPD pode ser necessário fornecer alguns dados à Interseas Comércio Exterior para que possamos, com isso, averiguar a sua identidade, confirmando se os dados da pessoa requerente condizem, de fato, com os do usuário sobre o qual dizem respeito.
Fazemos isso para garantir a segurança necessária ao procedimento e prevenir que terceiros não autorizados tenham acesso a dados pessoais de usuários que não lhe dizem respeito.
A maior parte das solicitações deverá ser respondida em até 60 dias. Nos casos de pedidos de exclusão, nós nos comprometemos a adotar todas as medidas de precaução, segurança e confidencialidade relacionadas a esse descarte, seguindo as nossas políticas internas relacionadas ao descarte seguro de dados. A única objeção será em relação a dados pessoais que estão vinculados a obrigações legais, regulamentares e administrativas, que é nosso dever manter guardado.
A solicitação pode ser feita pelo e-mail privacidade@interseas.com.br.
COMO ENTRAR EM CONTATO CONOSCO
No caso de dúvidas ou questionamentos a respeito da proteção de dados ou a esta Política de Privacidade, ou, então, para atualizar, alterar, corrigir ou eliminar qualquer informação, você poderá entrar em contato conosco da seguinte forma:
E-mail: privacidade@interseas.com.br.
ALTERAÇÕES DA POLÍTICA DE PRIVACIDADE
A Interseas Comércio Exterior poderá alterar esta Política de Privacidade a qualquer momento para adequar os processos realizados ou atender a novas exigências legais. Toda vez que isso acontecer, iremos divulgar a versão atualizada em nosso site e poderemos enviar uma comunicação por e-mail a você.
Se após essa alteração, você continuar utilizando nossos serviços, significa que concorda com as novas condições. Porém, você sempre poderá manifestar a sua discordância por meio dos nossos canais de atendimento, se for o caso.
Por outro lado, se as alterações resultem em práticas de coleta e tratamento de dados pessoais que dependam de autorização, iremos solicitar o seu consentimento.
FORO
Esta Política de Privacidade será regida, interpretada e executada de acordo com a legislação brasileira, especialmente a Lei nº 13.709/2018 e independente das leis de outros estados ou países.
É competente o Foro Central da Comarca de Florianópolis (SC) para dirimir qualquer dúvida decorrente deste documento.
VEJA TAMBÉM: