Tecnologia e comércio exterior: como processos digitais agilizam os negócios
Complexos e cheios de etapas e normas a serem cumpridas, os processos de importação e exportação no Brasil estão se valendo da tecnologia e migrando suas operações para plataformas digitais. Grande parte dos registros, solicitações, envio de documentos, entre outros passos do processo agora são feitos via internet. A integração da tecnologia e comércio exterior tem facilitado a vida dos empresários que atuam no setor, agilizando e otimizando os negócios de empresas brasileiras com outros países.
Um exemplo dessa integração é o Portal Único de Comércio Exterior. Lançado em 2014, tem a intenção de unificar todos os sistemas dos órgãos envolvidos nos processos de exportação e importação no país e busca simplificar as operações de compra e venda de bens. O objetivo, com a implementação total da plataforma, que está prevista para o final de 2017, é reduzir o tempo final das transações, de 13 para 8 dias, nos caso da exportação, e de 17 para 10 dias, para a importação, diminuindo os gastos das empresas com a operação. Além disso, o Portal foi feito em um modelo de dados compatível com o modelo de dados recomendado pela Organização Mundial das Aduanas (OMA), que permite a troca rápida de informações entre as aduanas de diferentes países, facilitando o desembaraço das cargas.
Pelo Portal Único, as empresas apresentam uma única vez as informações aos órgãos federais e têm acesso centralizado aos serviços e sistemas governamentais destinados à obtenção de autorizações, certificações e licenças para exportar ou importar e à legislação pertinente às operações de comércio exterior. Outro benefício da nova plataforma digital é o acesso ao histórico e a consulta sobre a situação e o andamento das operações. Também há maior facilidade para monitorá-las: ao acessar o Vicomex (Visão Integrada do Comércio Exterior), no mesmo Portal, o usuário pode visualizar em um painel de controle, suas operações e todas as informações das etapas.
Antes do lançamento do Portal Único, o governo brasileiro havia implementado alguns outros processos digitais para agilizar as transações internacionais. Um deles é o Drawback Isenção Web, versão online do sistema de incentivo às exportações para envio de documentos digitalizados; e a Declaração Única de Exportação (DU-E), totalmente digital e que reúne todas as informações e documentos exigidos ao enviar uma mercadoria para fora do país – de natureza aduaneira, administrativa, comercial, financeira, fiscal e logística, e com recepção automática da nota fiscal eletrônica on-line. O RE (registro de exportação) e a DE (declaração de exportação) estão neste documento e não haverá mais os anexos da RE. Estes processos agora são integrados ao Portal Único do Siscomex.
Apesar de uma certa demora, o Brasil modernizou seus processos de importação e exportação e segue num caminho cada vez mais sem volta, onde tecnologia e comércio exterior andam juntos para possibilitar a ampliação de mercados e a abertura de novos negócios às empresas brasileiras.
Sistema interno para gestão do comércio exterior
Outro exemplo de ganhos obtidos com a integração da tecnologia e comércio exterior é o gerenciamento automatizado de processos. Para melhorar a organização dos dados e a gestão das etapas existem algumas soluções a partir da automação e softwares para comércio exterior, que ajudam as empresas a organizar seus processos de importação e exportação. Contar com um sistema informatizado e específico para gerenciamento destes processos é mais que uma facilidade, é uma necessidade para controlar cada etapa com eficiência, evitando falhas e diminuindo possíveis erros que atrapalhariam todo o andamento das transações. Os softwares para comércio exterior são de extrema importância para monitorar e dar melhor andamento aos seus processos. A automação melhora a organização interna, favorecendo a rotina de compliance e a eficiência em realizar as tarefas e organizar os documentos.
Além disso, tais softwares, que podem ser específicos para uma função ou gerenciar o processo como um todo, estão interligados com o sistema do Portal Único do Siscomex, por onde são realizadas muitas das etapas e anexados os documentos e licenças necessárias. Com estas ferramentas, é possível ter uma melhor visibilidade dos procedimentos, sabendo de forma clara e praticamente em tempo real a situação da transação para otimizar a operação. Se for necessário, pode-se modificar a logística durante o processo para não correr riscos de pagar multas e valores não previstos, seja por questões de prazo de armazenagem, transporte ou mesmo falta de documentos expedidos. Sem a automação, por exemplo, não daria para saber se determinada carga ainda está no galpão de armazenagem. Seria necessário falar diretamente com o responsável de tal setor para ter a informação, mas com um software de gerenciamento, pode-se rastrear a carga e saber toda sua movimentação.
Geralmente, são as empresas que prestam serviços de comércio exterior que utilizam essas ferramentas, pois são especializadas e habilitadas para entender e realizar as transações de comércio exterior pelo Portal do Siscomex e atuar junto aos órgãos fiscalizadores. Por isso, se você optar pela contratação de uma empresa especializada para comandar seus processos de importação e exportação, considere se ela utiliza softwares de gerenciamento na hora de escolher pelos seus serviços. Com esse gerenciamento digital, a empresa consegue, de forma online, encarregar-se de tudo o que é necessário para otimizar o desempenho das etapas da importação ou da exportação, mesmo que ela não fique localizada próximo a portos ou terminais de carga.
A Interseas, por exemplo, usa um sistema de gerenciamento ligado aos sistemas do governo e que permite, além do monitoramento interno do processo, o acompanhamento dos clientes. Via internet, pelo computador ou por outros dispositivos como tablets e smartphones, ele pode visualizar cada etapa e saber como está a transação.
Ficou interessado em saber mais sobre o sistema de gerenciamento de processos usado na Interseas? Clique aqui e faça contato conosco para buscar melhores resultados com suas operações de importação ou exportação.