Logo Logo Logo Logo Logo
  • Empresa
  • Serviços
  • Blog
    • Artigos
    • Materiais Educativos
  • Informações Úteis
    • Incoterms
    • Classificação Fiscal
  • Contato
  • Cliente
  • Empresa
  • Serviços
  • Blog
    • Artigos
    • Materiais Educativos
  • Informações Úteis
    • Incoterms
    • Classificação Fiscal
  • Contato
  • Cliente
 

Passo a passo para exportar e ganhar novos mercados


Muitas empresas que desejam exportar seus produtos, ou que já iniciaram de forma tímida ou eventual suas vendas para o exterior, têm dúvidas sobre por onde começar e de que forma se organizar.

 

Para este momento de tomada de decisão, a Interseas preparou este post com um passo a passo para exportar que vai te ajudar a entender sobre esse processo, afinal, internacionalizar requer planejamento, conhecimento de mercado e preparação.

 

  1. Habilite sua empresa no Radar Siscomex

Radar é o Registro e Rastreamento da Atuação dos Intervenientes Aduaneiros e é através dele que a Receita Federal avalia se a empresa possui estrutura e condição financeira para realizar tanto importações como exportações. A habilitação no sistema é o primeiro passo para realizar operações de comércio exterior e com isso a empresa pode acessar o Siscomex, o Sistema Integrado de Comércio Exterior, por onde a RFB realiza o controle aduaneiro das importações e exportações do país. Neste post você pode entender com mais detalhes o Sistema Radar. 

 

  1. Faça prospecção de mercado

A prospecção de mercados no exterior é um requisito básico para dar início às exportações de um produto. Isso porque ela fornece informações que serão essenciais para o planejamento da operação, como a demanda em determinados locais pelo seu produto, os concorrentes (locais e estrangeiros) e os preços praticados.

Conhecer a cultura regional é fundamental para entrar em um novo país e conseguir realizar suas operações com segurança para consolidar as vendas. Dessa forma, também é importante entender as estratégias locais de marketing, pois nem tudo o que funciona no mercado brasileiro pode ter a mesma aceitação em outros países. 

 

  1. Conheça as regras do país e os acordos comerciais

Estar atento às normas brasileiras para exportação é muito importante, mas também é necessário observar as regras de outros países para a entrada de produtos, barreiras alfandegárias, tratamentos tarifários e não-tarifários e exigências para rótulos e embalagens. Estas tarefas têm a finalidade de adequar suas mercadorias à nova realidade, para que você não tenha problemas legais.

Verifique a existência de acordos comerciais entre o Brasil e o país de destino, pois talvez seja necessário emitir um Certificado de Origem. Mais do que comprovar a procedência da mercadoria, o documento pode reduzir a alíquota do imposto de importação para seu cliente importador, deixando seu produto chegar ao destino com um valor mais atrativo. 

Uma maneira de obter essas informações é participar de missões comerciais, feiras e eventos de negócios. A Apex-Brasil é uma organização que facilita ações para promover empresas brasileiras no exterior e realiza missões prospectivas e comerciais, rodadas de negócios, além de apoiar a participação de empresas brasileiras em grandes feiras internacionais.

 

  1. Informe-se sobre os INCOTERMS

Os INCOTERMS são termos internacionais de comércio que definem os riscos e custos de cada envolvido nas operações de exportação e importação. Para padronizar estas regras, desde 1936 a International Chamber of Commerce (ICC)  publica os International Commercial Terms, ou Termos Internacionais de Comércio, chamados pela sigla INCOTERMS.  Estes padrões são revisados periodicamente, estando em vigência a versão 2020. 

 

  1. Elabore seu preço de exportação

Uma série de fatores na operação de exportação podem influenciar no preço final da sua mercadoria. Os INCOTERMS, que já citamos, são fundamentais para elaborar de forma adequada a composição do preço de um produto no exterior. Isso porque dependendo do caso, você precisará considerar valores de seguro, locais de entrega, contratação de transportadores, entre outros. 

Alguns fatores que também influenciam diretamente no preço da mercadoria você vai descobrir já na etapa de prospecção e devem ser considerados, como mercado local, concorrência e demanda pelo produto.  

Atentar à legislação, tanto local quanto brasileira, para a possibilidade de isenção, suspensão ou não incidência de tributos sobre a sua mercadoria também são pontos que influenciam no preço final. 

Definir o modal adequado para sua carga, fazer a cotação de frete e seguro, além da armazenagem, podem pesar no preço do produto. Dedique tempo e contemple todas as variáveis.

 

  1. Classifique corretamente sua mercadoria

Outro fator que pode interferir diretamente nos custos finais da exportação é a classificação da mercadoria na Nomenclatura ou Classificação Fiscal do Mercosul (NCM). Estes códigos ordenam as mercadorias de acordo com sua natureza e características e classificam os itens seguindo os regulamentos do Mercosul. A NCM é composta por oito dígitos, sendo que os seis primeiros são classificações do SH (Sistema Harmonizado de Designação e Codificação de Mercadorias) e os dois últimos correspondem às especificações próprias do Mercosul. 

É possível pesquisar os códigos NCM no site da Receita Federal, pela descrição do produto ou pesquisando de acordo com os códigos de capítulo, posição, subposição, item e subitem. Mas existem regras específicas de classificação que devem ser observadas e é importante estar atento à classificação fiscal  adequada em todos os documentos, desde o preenchimento de documentos fiscais até despacho aduaneiro. Uma falha pode trazer consequências financeiras incômodas para os exportadores.

 

  1. Organize a documentação

Confirmado o pedido, agora é a hora de organizar a documentação necessária para que a exportação ocorra sem problemas. É necessário que alguns documentos acompanhem a mercadoria para formalizar a relação contratual entre o exportador e o comprador.

Com estes documentos em mãos, o despachante aduaneiro dará início à operação de exportação, emitindo um documento essencial para o processo ser realizado com sucesso: a DU-E (Declaração Única de Exportação). Não esqueça que seu contrato comercial com o cliente é muito importante, e mesmo a distância é possível acompanhar as etapas do seu processo de exportação (cabe linkar no o nosso sistema). Você pode manter seu cliente informado até que ele receba seu produto no país de destino.

Com tantas etapas e detalhes para prestar atenção, o envolvimento de profissionais capacitados para te auxiliarem nesse processo é fundamental. A Interseas é uma empresa com conhecimento dos processos de engenharia aduaneira, o que permite a tranquilidade e confiabilidade na operação. 

Conheça nosso e-book sobre redução de custos nos processos de exportação e importação. E não se esqueça: para acompanhar mais conteúdos como este e ter sucesso nos negócios internacionais, siga a Interseas no Facebook e LinkedIn! 

 

Compartilhe:
Tags: exportação, gestão global de processos, incoterms, mercados internacionais
Categoria(s) Exportação
Publicado em 13/05/2020


Como importar da China
Catálogo de Produtos
Postagens Recentes
  • Interseas no Global Trade Summit 2025

    27 maio, 2025
  • Entenda a Autocertificação de Origem

    07 maio, 2025
  • Operação back to back: saiba como funciona

    15 abril, 2025
Categorias
  • Exportação
  • Importação
Tags
aduana balanca comercial benefício fiscal Benefícios Fiscais China Comex competitividade compliance comércio exterior comércio internacional desembaraço aduaneiro despachante aduaneiro despacho aduaneiro drawback DU-E evento Ex-Tarifário exportação fiscal aduaneiro gestão global de processos importador importar da China importação Imposto de Importação Incentivos Fiscais incoterms Interseas logistica internacional Logística mercados internacionais negocios internacionais Nova Importacao OEA Operador Econômico Autorizado portal siscomex portal único processo de importacao e exportacao processo de importação processos de importação e exportação Receita Federal regime aduaneiro Regime Especial Santa Catarina Siscoserv transporte de mercadorias
logo
O elo entre você e o mundo
Fone: +55 48 3031-1450

  • Home
  • A Empresa
  • Serviços
  • Blog
  • Materiais Educativos
  • Contato
  • Acesso Clientes Interseas
  • Español
  • English
Assine nossa Newsletter

© Copyright Interseas | Requisições relacionadas à Lei Geral de Proteção de Dados (LGPD), entre em contato com privacidade@interseas.com.br

Aviso legal
Este site usa cookies para personalizar sua experiência. Você pode descobrir como utilizamos cookies e desabilitá-los. Ao clicar em "Aceito" você consente com o uso de cookies.
Configurações de cookiesACEITO
Gerenciar Consentimento de Cookies

Visão Geral de Privacidade e Cookies

Cookies servem para que o site consiga fornecer funcionalidades básicas, melhorar a sua performance e promover uma experiência personalizada. Saiba mais na nossa Política de Cookies. Veja também: Termos de uso | Política de privacidade
Necessários
Sempre ativado
Cookies necessários: Permitem a navegação adequada em nosso site e a utilização dos recursos e funcionalidades oferecidas. Por serem necessários, não podem ser desconsiderados dos nossos sistema
Analíticos
Cookies analíticos são usados para entender como os visitantes interagem com o site. Esses cookies ajudam a fornecer informações sobre as métricas de número de visitantes, taxa de rejeição, origem de tráfego, etc.
CookieDuraçãoDescrição
__rd_experiment_versionsessãoEsse cookie do RD Station rastreia o comportamento do usuário nos formulários da RD, ajudando na criação de relatórios analíticos.
_ga2 anosO cookie _ga, instalado pelo Google Analytics, calcula os dados do visitante, da sessão e da campanha e também mantém um registro do uso do site para o relatório analítico do site. O cookie armazena informações de forma anônima e atribui um número gerado aleatoriamente para reconhecer visitantes únicos.
_gat_gtag_UA_93109824_11 minutoDefinido pelo Google para distinguir os usuários.
_gid1 diaInstalado pelo Google Analytics, _gid cookie armazena informações sobre como os visitantes utilizam um website, ao mesmo tempo em que cria um relatório analítico sobre o desempenho do website. Alguns dos dados que são coletados incluem o número de visitantes, sua fonte e as páginas que visitam anonimamente
CONSENT2 anosO YouTube define este cookie via youtube-videos incorporados e registra dados estatísticos anônimos.
Publicidade
Os cookies de publicidade são usados para fornecer aos visitantes anúncios e campanhas de marketing relevantes. Esses cookies rastreiam os visitantes em sites e coletam informações para fornecer anúncios personalizados.
CookieDuraçãoDescrição
VISITOR_INFO1_LIVE5 meses 27 diasUm cookie colocado pelo YouTube para medir a largura de banda que determina se o usuário obtém a nova ou a antiga interface do player.
YSCsessãoO cookie YSC é colocado pelo Youtube e é usado para rastrear as vistas dos vídeos embutidos nas páginas do Youtube.
yt-remote-connected-devicesnuncaO YouTube define este cookie para armazenar as preferências de vídeo do usuário usando o vídeo do YouTube incorporado.
yt-remote-device-idnuncaO YouTube define este cookie para armazenar as preferências de vídeo do usuário usando o vídeo do YouTube incorporado.
SALVAR E ACEITAR
Desenvolvido por CookieYes Logo