Maersk Honan pega fogo em alto-mar: decretada Avaria Grossa no porta-contêineres
A declaração de Avaria Grossa no Maersk Honan, navio cargueiro que pegou fogo recentemente, levanta um assunto fundamental no comércio exterior: o seguro para o transporte internacional de cargas. O Maersk Honan transportava contêineres para vários destinos, inclusive o Brasil, quando sofreu explosões e pegou fogo, no último dia 7 de março, ao navegar pelo Mar da Arábia em direção ao Egito.
Nos últimos dias, o armador do Maersk Honan, Maersk Line, declarou Avaria Grossa, nomeando a Richards Hogg Lindley como empresa reguladora da situação. Assim, os contêineres estão sob o seu controle até que todas as formalidades sejam cumpridas. Ainda não há previsão sobre onde e quando o Maersk Honan será atracado e descarregado.
O que é Avaria Grossa?
A questão de Avaria Grossa é regulamentada no comércio internacional há muito tempo. Em resumo, quando acontece alguma ocorrência que ocasione algum estrago que possa levar ao risco da carga, tripulação ou navio, o comandante é o responsável por tomar atitudes que qualifiquem Avaria Grossa no incidente.
A partir da confirmação de Avaria Grossa, o armador do Maersk Honan solicitou que a Smit Salvage and Ardent, especializada em ações de salvatagem, assumisse esta questão. Em geral, os custos gerados com o resgate de embarcações que passam por essa situação são rateados proporcionalmente entre o armador e os proprietários das cargas. E é neste momento que entra o papel do seguro das mercadorias.
Seguro de transporte internacional de cargas
Em situações em que um navio cargueiro como o Maersk Honan sofre uma Avaria Grossa, o montante a ser pago por cada proprietário de mercadorias transportadas nessa embarcação é variável. A quantia normalmente é calculada de acordo com o valor do produto carregado pelo navio. Essa soma ainda é acrescida do frete. Isso sem contar no grande prejuízo que o proprietário tem que arcar em razão da perda da carga. O valor em questão é coberto pela seguradora em caso de uma contratação de seguro.
Por isso, ao decidir importar, é fundamental que o importador considere a contratação de um seguro de importação porta a porta. Apesar de não ser comum, um acontecimento imprevisto de grande proporção que possa gerar Avaria Grossa ou até a Comum (que afeta apenas mercadorias específicas) nunca pode ser descartado.
Circunstâncias como a do Maersk Honan devem se tornar lições para os importadores: é indispensável a contratação de uma apólice de seguro para que se evitem possíveis custos extras em relação a estas eventualidades. Para garantir que a sua carga esteja 100% segura no transporte internacional, conte com os especialistas da Interseas.