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Interseas traz as novidades do último dia do ENAEX 2017


Nesta quinta-feira acontecem os últimos debates do ENAEX 2017. As diretoras da Interseas seguem acompanhando o evento, um dos maiores do país para o setor de comércio exterior.

 

https://www.youtube.com/watch?v=Fw1TNtPTm_c

 

A programação de hoje foi aberta com o painel “As Reformas e a Ampliação da Competitividade Brasileira no Mercado Internacional”, com a participação do Presidente do Instituto Aço Brasil e Diretor da AEB, Marco Pólo de Mello Lopes; Secretário Especial das Reformas Microeconômicas do Ministério da Fazenda, João Manoel Pinho de Melo; do Pesquisador do Instituto Brasileiro de Economia da Fundação Getúlio Vargas (FGV), José Roberto Afonso; e do Consultor e Conselheiro Internacional do Conselho Empresarial da América Latina (CEAL), Ingo Plöger.

No debate foram abordadas as reformas necessárias para ampliação da competitividade no mercado internacional: câmbio competitivo, reestruturação tributária, abertura da economia, desoneração da área de TI (com investimento em cabos de fibra óptica), redução de juros na ponta do comércio e na indústria, investimentos em infraestrutura, soluções integradoras na América Latina e acordos comerciais. Os pontos foram apresentados por Ingo Plöger, do CEAL, que também apontou o impacto das megatendências globais para o Brasil. Segundo ele o progresso tecnológico, a urbanização, a ascensão da classe média e o comércio internacional impactam positivamente, enquanto as turbulências e as incertezas podem trazer consequências bastante negativas.

O pesquisador da FGV, José Roberto Afonso, trouxe dados do último estudo da instituição que trata da importância das exportações para ajudar o país a superar a crise. De acordo com a pesquisa, os principais entraves às exportações são: câmbio, tributos e crédito. Em relação à tributação, a cumulatividade derivada dos tributos incidentes nas exportações é um ponto problemático, pois impacta em 6,4% da receita líquida das exportações. Por isso Afonso lembrou da importância em ampliar o Reintegra para 5%, a fim de minimizar o impacto dos tributos da cadeia nas nossas exportações – proposta já apresentada pela FGV ao Governo em outro o estudo.

 

Sheine L. Braga e Csele L. Braga, Diretoras da Interseas Comércio Exterior
Lisandro Vieira, Especialista em Siscoserv
Nívio dos Santos, Presidente do Sindicato dos Despachantes Aduaneiros de Santos – SP
Tatiani Leal, Coordenadora do Centro Internacional da FIESC

 

No segundo painel, o tema foi  “Portos, Transportes e Logística: Contribuição para a Redução de Custos e a Retomada do Crescimento”, com a participação do Coordenador da CLI/AEB, Jovelino Pires; do Diretor Geral da Agência Nacional de Transportes Aquaviários (ANTAQ), Adalberto Tokarski; do Gerente de Regulação e Transporte Multimodal de Cargas da Agência Nacional de Transportes Terrestre (ANTT), Tito Lívio Pereira Queiroz e Silva; do Chefe do Departamento de Encomendas e e-Commerce dos Correios, Lemuel Costa e Silva; e do Diretor de Relações Institucionais e Regulatório da Rumo Logística, Guilherme Penim.

O Diretor ANTAQ, Adalberto Tokarski, falou da importância do transporte marítimo no comércio exterior brasileiro e apresentou comparativo da evolução dos números do setor de transporte aquaviário, modal que mais é utilizado e que representa os maiores valores e porcentagens em volume das exportações brasileiras. Só no primeiro semestre de 2017, o setor aquaviário movimentou 517,5 milhões de toneladas, representando um aumento de 4,7% em relação ao mesmo período do ano passado.

O coordenador da CLI/AEB, Jovelino Pires, trouxe uma grande novidade para o setor: anunciou que foi assinado hoje pela manhã a oficialização da entrada do Porto de Houston, nos EUA, na CLI. Segundo Pires, ter o Porto de Houston é muito relevante, pois possibilitará o desenvolvimento de um trabalho de integração, já que 60% da carga exportada do Brasil para os EUA entram por aquele Porto. Já o gerente da ANTT, Tito Silva, destacou a necessidade de integrar os modais de transporte para aumentar a eficiência, pois a malha ferroviária é insuficiente para transporte das commodities brasileiras. Ele afirmou que está previsto um investimento de R$ 27,5 bilhões, podendo chegar a R$ 40 bilhões para renovar e ampliar a malha ferroviária do país,  mas por enquanto os investimentos não contemplam a região Sul.

O painel foi encerrado com a participação de Lemuel Costa e Silva, dos Correios, que apresentou o Exporta Fácil, programa dos correios para pequenas exportações e também sobre o projeto para logística integrada, que visa oferecer ao pequeno exportador serviços de frete, armazenagem e manuseio. A ENAEX 2017 segue com programação até o final da tarde de hoje.

Para saber mais sobre comércio exterior, acompanhe o blog e as redes sociais da Interseas que trazem informações e novidades do setor, além de dicas para melhorar seus processos de importação e exportação.

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Tags: comércio exterior, Enaex, exportação, importação
Categoria(s) Exportação, Importação
Publicado em 10/08/2017


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