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Interseas no Panamá!


Estivemos novamente no Panamá, realizando uma imersão logística e visitando uma das 7 maravilhas da engenharia do mundo moderno!

 

Terminal Internacional de Manzanillo 

 

Uma das primeiras paradas da nossa viagem foi no Terminal Internacional de Manzanillo (SSA Marine MIT), localizado a leste da abertura atlântica do Canal do Panamá. Esse é um dos maiores terminais de transbordo de contêineres da região e tem acesso direto à Zona Franca de Colón.

A área, antiga base militar dos EUA, foi revertida ao Panamá pelo tratado de Torrijos-Carter. Depois, serviu como centro de distribuição de veículos para a América Latina e, em 1993, recebeu investimentos da multinacional SSA Marine, transformando-se em um moderno terminal de contêineres com mais de 1.600 metros de cais e alto nível de tecnologia, em um projeto que já ultrapassa 650 milhões de dólares.

Hoje, o terminal opera como um importante hub logístico multimodal, conectando navios, trens e caminhões em uma estrutura estratégica para o comércio exterior nas Américas. Uma experiência enriquecedora para acompanhar de perto a operação portuária panamenha!

 


 

Porto de Cristóbal

 

Na sequência, também visitamos um dos portos mais importantes do Canal do Panamá e um dos mais antigos ainda em operação no Oceano Atlântico.

Localizado na parte sudeste da cidade de Cólon e em funcionamento comercial há mais de 150 anos, sua localização estratégica conecta o porto às rotas marítimas importantes do Caribe e do Atlântico.

O porto também atua como um centro de transbordo, onde cargas são transferidas de navios maiores para navios menores. Algumas cargas com as quais nós trabalhamos oriundas de Vancouver – Canadá, por exemplo, transbordam lá, muitas vezes tomando um tempo demasiado longo, o que ocasiona atrasos na previsão de chegada ao Brasil.


 

De volta ao Canal do Panamá: um gigante da logística mundial

É claro que, estando em terras panamenhas, não poderíamos deixar de visitar o famoso Canal do Panamá. Estar ali e observar de perto a complexidade de sua operação reforça o quanto essa hidrovia é estratégica para o mundo!

Conectando os oceanos Atlântico e Pacífico, o canal recebe anualmente entre 13 e 14 mil embarcações, todas conduzidas com precisão por profissionais especializados da Autoridade do Canal do Panamá. O sistema de comportas e reservatórios eleva navios a 26 metros de altura para que cruzem de um oceano a outro, um verdadeiro feito da engenharia moderna.

As travessias são cuidadosamente agendadas e quem não garante vaga com antecedência pode esperar dias. As tarifas variam de acordo com o tipo de embarcação e carga, podendo ultrapassar US$ 143 mil por passagem. Mesmo com custos elevados, sua relevância é inquestionável: a rota encurta distâncias, reduz riscos e mantém o fluxo do comércio global.

Visitar o canal é compreender, na prática, como ele segue sendo peça-chave para a economia global mais de um século após sua construção. Confira alguns vídeos que fizemos por lá, em oportunidades diferentes:

O Panamá é um dos principais hubs logísticos do mundo e, como já sabemos, possui uma posição geográfica estratégica e privilegiada para o comércio exterior.

Além disso, o país conta com diversas zonas francas, onde empresas podem importar, armazenar, transformar e reexportar produtos com isenção fiscal. Esse ambiente favorável atrai investimentos estrangeiros e oferece um cenário econômico robusto para empresas que buscam expandir suas operações.

Com mais de 20 tratados de livre comércio firmados com países como EUA, México, Chile, Colômbia, Coreia do Sul e União Europeia, operar a partir do Panamá representa um acesso facilitado a novos mercados e aumento da competitividade internacional.

Visitar este lugar é sempre uma experiência enriquecedora.

Siga nos acompanhando nas redes sociais e até a próxima!
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Tags: canaldopanama, Comex, compercio exterior, exportação, importação, Interseas, manzanillo, panama, portos, visita
Categoria(s) Exportação, Importação
Publicado em 08/08/2025


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