Como formar o preço de exportação de um produto?
A conquista de novos mercados no exterior exige preparação e planejamento e passa por diversas preocupações, como valor de transporte, formação do preço de exportação, cuidados com embalagens e rótulos, preparação da documentação, entre outros.
Nós já falamos aqui no blog da Interseas sobre os passos que você deve seguir para internacionalizar os produtos de sua empresa. Agora, trazemos algumas dicas de um dos itens que vai impactar diretamente no seu sucesso como exportador: a formação do preço de exportação.
Custo de produção interna
Considerar os custos de venda do mercado interno é uma das maneiras de determinar o preço de exportação. Para isso, é preciso desmembrar este valor, levando em conta os custos de produção da mercadoria e retirando tributos que incidem no mercado interno (COFINS, PIS, IPI e ICMS) e outros elementos exclusivos do mercado brasileiro. Nessa conta você deve adicionar os valores específicos de transporte internacional e despesas aduaneiras.
Dependendo de qual INCOTERM você pretende negociar, poderá ser necessário incluir valores de frete, seguro, locais de entrega, contratação de transportadores, entre outras despesas portuárias e por vezes até mesmo custos de nacionalização e transporte no destino. Nesta etapa de formação de preço também é importante considerar até mesmo a possibilidade de variação cambial para não sair no prejuízo.
Concorrência
Outra opção para formar o preço de exportação é analisar o que a concorrência pratica no mercado de destino do seu produto. A fase de prospecção de mercado é fundamental para o processo de internacionalização, pois é quando você vai perceber qual a demanda pela sua mercadoria naquele país e os preços de produtos similares oferecidos na região.
Caso seu produto não tenha concorrência no local por ser exclusivamente brasileiro, você pode fixar o preço de exportação com base na receptividade daquele mercado por produtos considerados únicos. Esse apelo também permite que o preço de exportação seja um pouco mais alto.
É importante lembrar que o preço de exportação deve ser planejado antes de uma negociação com um potencial cliente. Assim, você já terá ideia dos custos de diversas etapas do processo de exportação e terá bons argumentos para impor o valor de seu produto, tornando a operação bem-sucedida.
Entre os riscos de pular esta etapa estão: perda de margem de lucros, menor competitividade naquele mercado e possibilidade de não aceitação do seu produto. Para evitar prejuízos no processo de exportação, você pode contar com o auxílio de profissionais especializados, com conhecimento de mercado e práticas de comércio exterior inteligente. Entre em contato conosco!