MSC Zoe: 270 contêineres caem do navio durante tempestade
O MSC Zoe, um dos maiores porta-contêineres do mundo, sofreu um grave acidente de navegação – o navio saiu do Porto de Sines, em Portugal, e navegava ao norte de Borkum, na Alemanha, quando se deparou com uma forte tempestade. O MSC Zoe enfrentou ondas de cerca de 10 metros de altura e foi atingido por ventos de 90km/h, que fizeram com que 270 contêineres caíssem no mar, na noite de 01 de janeiro.
Além destes, estima-se que mais de mil unidades de carga do MSC Zoe tenham sido danificadas. A maré levou muitas delas para o litoral da Holanda. Dentre os produtos despejados no mar estão brinquedos e aparelhos de televisão, mas as autoridades alertaram que alguns contêineres continham substâncias químicas perigosas, elevando a chance de danos ambientais.
Seguro de transporte internacional de cargas é essencial
A suíça MSC já pediu auxílio a uma empresa de salvamento para recuperar os contêineres desaparecidos. Na quinta-feira, dia 03 de janeiro, cinco ilhas holandesas do Mar de Wadden já haviam recebido os escombros do MSC Zoe. Em Ameland, autoridades divulgaram que mais de 130.000 kg de detritos foram removidos ao longo de um trecho de 8 km de praia.
Acidentes com navios porta-contêineres, como o MSC Zoe ou o Maersk Honan, que pegou fogo no início do ano passado, são situações que confirmam a importância da contratação de um seguro de importação porta a porta. Acontecimentos como estes são imprevisíveis e podem causar danos de grandes proporções às cargas transportadas. Isso sem contar nos prejuízos ambientais. Para assegurar que a sua carga esteja totalmente segura durante o transporte internacional, conte com o auxílio de um especialista.
A Interseas é uma empresa de comércio exterior, que está há 18 anos atuando para facilitar negócios no mercado internacional e gerando oportunidades globais.