Internacionalização de empresas: porque operar no exterior
São muitas as empresas que veem o mercado internacional como a porta de saída de uma instabilidade econômica interna ou então como uma possibilidade de crescimento que não pode ser alcançada em seu país de origem.
Em meio a uma economia cada vez mais globalizada e o surgimento de mercados com potencial de consumo, fica claro que a internacionalização de empresas pode ser sim uma boa estratégia para alcançar crescimento e sustentabilidade nos negócios. Além disso, uma participação ativa no comércio internacional permite o acesso à tecnologia de última geração, amplia a escala de produção e permite que as empresas se especializem.
Se executado corretamente, este processo de internacionalização de empresas traz muitas vantagens a uma organização. Neste artigo, apresentamos os benefícios mais comuns envolvidos na expansão dos negócios em uma escala internacional.
Motivos para a internacionalização de empresas
Melhorar a rentabilidade da empresa, fugir da saturação do mercado nacional, explorar novos nichos de mercado, dar resposta a clientes globais, diversificar os negócios, aperfeiçoar os produtos e serviços, adquirir expertise internacional e ter a possibilidade de expansão em escala. De forma geral, estes são alguns dos principais motivos para a internacionalização de empresas.
Neste contexto, podemos traçar um breve paralelo e fazer uma análise do mercado brasileiro com a pesquisa realizada pela Federação das Indústrias de Santa Catarina (FIESC). O estudo, denominado Análise do Comércio Internacional Catarinense 2017, analisou as atividades de comércio exterior de 161 empresas de pequeno, médio e grande portes dos segmentos de indústria, comércio e serviços do estado.
Entre os dados captados, o estudo revelou que o que leva as empresas a operar em mercados externos difere conforme a empresa, o setor e o país. As principais razões citadas pelos catarinenses foram, nesta ordem de relevância:
- o crescimento da empresa (23% do total das respostas);
- a diversificação de mercados (21%),
- a redução da dependência do mercado interno;
- o posicionamento no mercado;
- o aumento da competitividade;
- a baixa demanda doméstica.
Em resumo, a internacionalização pode ser exatamente o foco do qual a sua empresa precisa para elevar suas receitas a um novo patamar, já que permite diversificar os mercados, atuando em locais com economias mais rentáveis ou estáveis.
Também há a questão de diferenciação de mercado. As empresas que internacionalizam sua atuação com sucesso ganham prestígio e passam a ser reconhecidas como organizações internacionais. Isso se torna um ganho a mais em competitividade, já que clientes e parceiros provavelmente verão sua empresa de outra maneira quando souberem que a marca opera além das fronteiras nacionais.
Desafios enfrentados para ganhar mercados externos
Para a realização dos negócios internacionais, as empresas se deparam com diversos desafios de ordem tributária, logística, estrutural, entre outros, que podem ser grandes obstáculos e interferir no sucesso das operações de exportação e/ou importação.
Entre as principais dificuldades na hora de avançar com o processo de internacionalização, podemos destacar:
- o desconhecimento do processo;
- as barreiras no acesso a países com culturas comerciais diferentes;
- a capacidade de obtenção de recursos financeiros;
- contar com recursos humanos qualificados.
Já de acordo com as empresas catarinenses entrevistadas pela FIESC, o que mais as afeta na internacionalização são os custos portuários e aeroportuários, as paralisações na movimentação de cargas, o custo do transporte nacional, a carga tributária, a acirrada concorrência internacional, o câmbio desfavorável e a burocracia aduaneira, todos os itens sendo citados por mais de 40% dos participantes da pesquisa.
Por isso, a busca pelo comércio com outros países não pode ser apenas uma medida intempestiva ou paliativa para quem busca expansão. É necessário que o empresário esteja devidamente preparado antes de iniciar este processo, não só pelos níveis de investimento que todo este processo implica, mas também pelos riscos que pode correr.
É preciso um bom planejamento e uma estrutura capaz de atender a demanda internacional de produtos e serviços. Vale ressaltar que o mercado mundial não permite uma entrega mal executada, pois compromisso e qualidade são imprescindíveis em mercados externos.
Outro ponto que pode pesar negativamente para a imagem da empresa é utilizar o mercado exterior apenas em momentos de câmbio favorável ou quando achar conveniente. Pensar e estruturar a operação a médio e longo prazo é que irá consolidar a empresa e mostrá-la como confiável e séria para os parceiros internacionais; caso contrário o trabalho pode não render o esperado.
Por isso, o empresário que deseja iniciar suas atividades em comércio exterior deve ter um setor específico para cuidar dessa atividade ou então contratar especialistas terceirizados para lidar com questões aduaneiras, contábeis, jurídicas e tributárias específicas de cada novo mercado acessado.
Mesmo com os grandes desafios, a internacionalização de empresas traz muitas vantagens. Ao desenvolver uma estratégia eficaz para ultrapassar as barreiras que irão surgir, a empresa pode colher benefícios consistentes ao longo do tempo.
Se deseja contar com o apoio de especialistas para operar no exterior, entre em contato com a Interseas.