Porto de Imbituba, em SC, vai receber navios de contêineres da Ásia
O porto de Imbituba, administrado pelo Governo catarinense por meio da SCPar Porto de Imbituba S.A, venceu a concorrência e vai receber navios de contêineres da Ásia. A partir de agosto, o porto localizado no sul catarinense deve iniciar as operações e passa a ser rota de contêineres do mercado asiático.
A escolha levou em conta o fato de Imbituba sediar um porto público com a maior profundidade das regiões Sul e Sudeste e ter as melhores condições climáticas para a continuidade das operações.
Para Csele L. Braga, diretora da Interseas, a notícia é muito boa para as empresas do sul de SC. “Agora as cargas virão direto da Ásia para Imbituba, gerando ganhos logísticos representativos”, destaca.
O serviço Sling SEAS 2, do Mega Joint de armadores também anunciou que irá trocar a escala atual que faz semanalmente no porto de Rio-Grande (RS) para o porto de Imbituba e, ainda, trocará a escala do porto de Navegantes para o porto de Itajaí. O Serviço passará a ser regular a partir de meados de julho de 2017.
No início de junho deste ano, pela primeira vez, o porto catarinense recebeu uma grande embarcação de contêineres – o navio Maersk Labrea, com cerca de 300 metros de comprimento e capacidade de transporte 8,7mil TEU. A embarcação foi desviada para Imbituba em virtude de restrições operacionais dos demais portos da região.
Já em 2016, o porto de Imbituba movimentou 4,8 milhões de toneladas, o que significou um crescimento expressivo de 40% em relação a 2015.
Sobre o porto de Imbituba
O terminal possui capacidade para movimentar anualmente 450 mil TEU, 207 mil metros quadrados de área total e 660 metros de cais acostável. Entre as cargas predominantes estão: soja, milho, arroz, barrilha, bobinas de aço, cargas de projeto, contêineres, coque, clínquer, fertilizantes, demais grãos agrícolas, hulha betuminosa e sal.