Porto de Imbituba destaca-se com crescimento expressivo

Porto de Imbituba destaca-se com crescimento expressivo

O Porto de Imbituba, administrado pelo Governo do Estado de Santa Catarina, configura-se atualmente como um porto multipropósito, pronto para operar cargas diversificadas, como granel sólido e líquido, contêineres e carga geral.  

Localizado em uma enseada de mar aberto, no litoral sul de Santa Catarina, destaca-se pelo seu fácil acesso e calado de grande profundidade, de 12 a 15 metros. Ao longo dos três cais, o Porto de Imbituba é capaz de receber quatro navios simultaneamente. Distante apenas 6 km da BR-101, o Complexo Portuário possui uma área terrestre de cerca de 900 mil m², estruturada com 5 terminais para armazenagem e movimentação de diferentes produtos. 

Entre os principais produtos que chegam e saem do Porto de Imbituba estão a soja, o coque não calcinado, o sal e o milho. Também são realizadas  operações de celulose, ureia, hulha betuminosa, malte, barrilha, fertilizante e comidas. 

É justamente a capacidade de atender diferentes tipos de carga simultaneamente que contribui para o desempenho positivo do Porto de Imbituba.

Desde o início do ano de 2020, 96 navios atracaram nos três cais do porto e a expectativa é de movimentação intensa no porto para os próximos meses.

Resultados em 2020

Acumulando bons resultados ano a ano, o Porto de Imbituba tem tudo para atingir a marca de 6 milhões de toneladas de movimentação em 2020, superando as 5,7 milhões de toneladas de 2019, maior resultado operacional de sua história. 

Apesar da pandemia, este foi um ano de muitos recordes. No mês de setembro, foram mais de 600 mil toneladas movimentadas – a maior movimentação mensal registrada no ano. Destaque para o embarque de 119,7 mil toneladas de granel sólido em um único navio, concluído no Porto de Imbituba em junho, o maior da história de Santa Catarina.

Somando esta movimentação de cargas aos portos de Itapoá, São Francisco do Sul, Itajaí e Navegantes, o estado de Santa Catarina participa com aproximadamente 20% de toda exportação de cargas brasileiras. 

A Interseas é uma empresa com 20 anos de experiência em comércio exterior que realiza operações de importação e exportação em todo o Brasil. Para contar com a ajuda de nossos especialistas e garantir eficiência e segurança nos seus processos, entre em contato conosco!


Publicado em 07/12/2020 | Categoria(s): Importação
Tags: , , , , , ,