O que as empresas que atuam no Comércio Exterior buscam em profissionais em 2022?
Mesmo diante de tantos desafios enfrentados no Comércio Exterior e na Logística Internacional desde o início da pandemia, ainda assim é possível perceber empresas crescendo, outras se transformando e novos empreendimentos nascendo, abrindo assim cada vez mais espaço de atuação para os profissionais da área. Sabe-se que a pandemia mudou as formas de trabalho, de comunicação, de negociação e de relacionamento e a tecnologia está cada vez mais presente na nossa rotina.
Com novas tecnologias surgem novas oportunidades, responsabilidades, novos postos de trabalho necessários e novas funções, por esse motivo o profissional deve estar sempre atento para acompanhar o mercado e ter sucesso.
Hard Skills do Comércio Exterior em 2022
Chamamos de hard skills as habilidades técnicas que podem ser alcançadas através de estudos, cursos, livros e palestras. As hard skills podem ser facilmente mensuradas pelos líderes e recrutadores através de testes, conversas e perguntas.
No Comércio Exterior as hard skills são adquiridas, também através da experiência profissional e prática, por isso, a primeira experiência profissional é muito importante para trilhar o caminho do profissional.
Novas profissões estão surgindo com grande força no Comércio Exterior, impulsionado pelas novas formas de comunicação e pela busca constante por processos mais ágeis e com menos erros possíveis. Por isso, algumas das novas habilidades que empresas buscam em seus profissionais são:
- Inteligência de mercado
A informação é a moeda do século XXI: hoje é possível obter informações de empresas a partir de diferentes formas: softwares de inteligência, redes sociais e pesquisas. Mas é preciso ir muito além disso, é necessário profissionais que saibam como utilizar a inteligência de mercado, isso é, saibam analisar todo o ecossistema no qual a empresa se insere e como se relacionar com os stakeholders (clientes, fornecedores, investidores, concorrentes e parceiros etc.), que pode até se interligar com soft skills, mas antes sendo necessário o conhecimento de mercado e experiência prévia.
- Conhecimento na legislação aduaneira
A legislação aduaneira são normas que regulam o controle e fiscalização das mercadorias e veículos que entram ou saem do território aduaneiro. Todas as rotinas do profissional de Comércio Exterior e suas boas práticas estão relacionadas com essa legislação. Porém, muitos profissionais que atuam na área tiveram pouco contato com o Decreto que regulamenta a administração das atividades aduaneiras, a fiscalização, o controle e a tributação das operações de comércio exterior, o famoso “Regulamento Aduaneiro”, Instruções Normativas, leis e outros tão importantes na área.
Conhecer a legislação vigente é uma habilidade muito importante, pois evita erros, melhora a percepção sobre os processos e melhora a gestão de riscos.
- Técnicas de negociação
Em um mundo com ritmo cada vez mais acelerado, as pessoas estão cada vez menos dispostas a serem abordadas via telefone ou interrompidas de alguma forma para vendas. Por esse motivo torna-se indispensável um profissional com grande habilidade de negociação, copywriting e técnicas de venda. Além, é claro, de profissionais capazes de criar um planejamento sólido e funcional de abordagem para inbound e outbound marketing.
- Inteligência logística
Nunca na história do Comércio Exterior viu-se surgir tantos gargalos logísticos como nos últimos dois anos. Se faz cada vez mais necessário profissionais que entreguem soluções inovadoras para a empresa em que atuam e também para seus clientes.
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Realizar um estudo da cadeia de suprimentos, de rotas e modais pode reduzir custos, otimizar operações trazendo mais agilidade e segurança ao embarque e até mesmo proporcionar um melhor relacionamento com clientes.
A inteligência logística também envolve a busca constante por inovação dos processos e visibilidade de etapas futuras, buscas constantes por melhorias e redução de custos.
- Inteligência tributária
Com o frete internacional sem previsão de baixa, importadores buscam estratégias para reduzir custos. Profissionais que dominam as regras dos Regimes Aduaneiros Especiais e podem entregar opções de benefícios financeiros a empresas ou clientes são cada vez mais procurados no mercado.
- Gestão de riscos
A Receita Federal entende que todos os processos estão sujeitos a algum tipo de risco, uma vez entendido isso é de extrema importância contar com profissionais que atuem diretamente com o gerenciamento de riscos, isso é, que tenham visibilidade, controle da operação e um plano de ação para possíveis impactos causados pelo risco.
O segredo é focar em uma dessas skills e se especializar, pois cada uma dessas é uma extensa área que pode trazer diferentes habilidades.
Soft Skills do Comércio Exterior em 2022
Assim como as Hard Skills são importantes, as Soft Skills são igualmente necessárias e cada vez mais requeridas pelas empresas. Chamamos de Soft Skills aquelas habilidades comportamentais que não são técnicas. Veja abaixo algumas das habilidades comportamentais que empresas do Comércio Exterior buscam em seus colaboradores em 2022:
- Capacidade analítica
Big Data é a gestão de um grande volume e variedade de dados que percorrem a rede em grande velocidade. Um dado solto não representa muita coisa, porém quando organizado por um sistema e interpretado por um profissional que usa sua experiência e técnicas esse dado se transforma em inteligência.
A capacidade de analisar as informações que a todo momento guiam o Comércio Exterior é uma habilidade muito requisitada pelas empresas, pois o colaborador que possui essa skill evita erros, percebe gargalos, identifica oportunidades e reduz custos.
- Criatividade
A criatividade é uma habilidade muito importante para o profissional de Comex, essa skill pode ajudar a remodelar processos trazendo benefícios para a empresa e clientes, a partir da criação e execução de estratégias para o cumprimento de metas e da busca por soluções para os mais diversos tipos de adversidades.
- Liderança e relacionamento interpessoal
Mesmo que ainda não atue em um cargo de liderança é importante que o profissional de Comex esteja atento às habilidades de relacionamento interpessoal para que seja um bom líder no decorrer de sua carreira.
- Resolução de conflitos e resiliência
A rotina do profissional de Comex pode ser desafiadora, todos os dias recebemos alguma notícia estressante e é sabida aquela velha frase que diz que “toda sexta-feira é 13”, por isso é indispensável que o profissional tenha a habilidade de resolver os mais diversos problemas que podem surgir ao longo do processo. Portanto, uma das principais características que um profissional de comex deve ter é a resiliência, ou seja, a capacidade do profissional em se adaptar e a remover barreiras e desafios.
- Comunicação
Uma das principais habilidades no Comércio Exterior é a comunicação, a todo momento nesta área nos comunicamos com clientes e fornecedores que nem sempre se encontram no Brasil, ter uma comunicação clara e assertiva ajuda prevenir possíveis ruídos.
Além disso, o profissional deve se manter preocupado com as novas formas de comunicação que facilitam a rotina, ao mesmo tempo que toma os cuidados especiais com a segurança e validação de dados.
- Atualização constante
O Comércio Exterior é uma área que sofre mudanças frequentes, especialmente agora, com o plano de desburocratização das operações de importação e exportação, ir em busca de atualizações, estudar, pesquisar, ser curioso e entender os “porquês” é essencial para que um profissional tenha sucesso, o que ainda pode ajudá-lo a criar uma boa rede de relacionamento com conversas úteis e estar sempre à frente das novidades da área.
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