Principais atribuições do importador e do exportador:

1. Exportador assume os riscos até o momento da colocação do produto à disposição do importador, no estabelecimento do exportador.

2. O exportador assume os riscos até o momento da colocação do produto, desembaraçado para exportação, junto ao costado do navio.

3. O exportador assume os riscos até o momento em que a mercadoria, desembaraçada para exportação, tenha cruzado a amurada do navio no porto de embarque.

4. O exportador assume os riscos até o momento da entrega da mercadoria, desembaraçada para exportação, à custódia do transportador.

5. O exportador assume os riscos até o momento da colocação da mercadoria à disposição do importador, dentro do meio de transporte, não desembaraçada, no local de entrega na fronteira.

6. O exportador assume todos os riscos até o momento em que a mercadoria é colocada à disposição do importador, no ponto de destino, a bordo do navio.

7. O exportador assume todos os riscos até o momento em que a mercadoria, não desembaraçada para importação, seja entregue no ponto pactuado, no local de destino. Ao importador cabe obter as licenças de importação.

8. O exportador assume todos os riscos até o momento da entrega da mercadoria no ponto pactuado, no local de destino designado, por qualquer meio de transporte, não desembaraçada nem desembarcada.

9. O exportador assume os riscos até o momento em que o produto seja colocado à disposição do importador, no meio de transporte no local de destino, não desembarcada, mas desembaraçada.

Fonte: Aprendendo a Exportar
http://www.aprendendoaexportar.gov.br/maquinas/como_exp/neg_importador/incoterms.asp