Por que é importante fazer a gestão global dos processos de importação e exportação

Por que é importante fazer a gestão global dos processos de importação e exportação

Siscomex, Siscoserv, desembaraço aduaneiro, confecção de drafts, drawback. Os nomes são muitos e as etapas complexas. No Brasil, quem precisa exportar ou importar algum produto sabe o quão complicado podem ser os processos de importação e exportação de mercadorias.

 

Apesar de muitas melhorias em sistemas digitalizados para desburocratizar os processos de importação e exportação e incentivos por parte do governo federal, as etapas que englobam o comércio exterior no país ainda carregam algumas armadilhas que podem fazer com que possíveis bons negócios se tornem uma opção cara e pouco lucrativa.

Pela alta competitividade dos mercados, o compromisso com prazos, quantidades e bons preços é a condição básica para que se tenha credibilidade nas transações internacionais e acesso ao mercado externo. Mas essas condições podem ser facilmente afetadas se o processo de importação e exportação não for bem gerenciado.

Gestão global: processos de importação e exportaçãoComo exemplo, podemos citar o prejuízo com uma carga ‘parada’ no porto por não atender a documentação necessária. Além de descumprir o prazo de entrega, os custos com a armazenagem e com o aluguel do container podem se tornar maior do que o valor da mercadoria. Resultado: mais custos – que pode chegar a grandes somas em um único dia – e menor lucro.

Por isso, cada etapa precisa ser pensada dentro de uma operação completa, ampla e eficiente, que organize desde o primeiro passo até a entrega final do produto. É fundamental conhecer leis, normas e todos os rígidos sistemas de fiscalização de mercadorias, que variam de país para país.  

Imagine então que você, além de administrar e buscar novos mercados e parceiros comerciais, tenha que lidar com esse emaranhado de leis e regras, somado à variação cambial, subsídios, embargos, normas sanitárias, barreiras alfandegárias, acordos comerciais, logística de portos e aeroportos. Complicado? Sim, bastante.

Mas não é por isso que você vai desistir de investir em mercados internacionais. Hoje quem precisa exportar ou importar pode contar com a gestão global dos processos, ganhando agilidade e praticidade no ciclo de compra e venda, desde o início até a entrega.

Gestão global dos processos de importação e exportação

Porto - processos de importação e exportaçãoAll in one ou tudo em um só lugar. Este é o conceito geral da gestão global de processos. As empresas que operam neste formato são especialistas na gestão de projetos door-to-door, ou seja, processos porta a porta, gerenciados em toda a cadeia de intervenientes até a entrega do produto no destino final.

Ao contratar estes especialistas, eles serão os responsáveis por planejar e conduzir toda a operacionalização dos processos de importação e exportação de sua empresa. Dessa forma, não é preciso contratar diferentes prestadores de serviço  para realizar as etapas e você fica sempre bem informado sobre o completo andamento do processo e seus aspectos administrativos. O grande diferencial competitivo deste serviço está na prática de se estabelecer processos de logística claros junto aos fornecedores para uma gestão efetiva de custos, além de qualidade na emissão de documentos e aumento de produtividade e confiabilidade em todas as etapas. A redução do custo do produto final é uma das consequências dessa gestão de processos inteligente.

Em resumo, podemos dizer que ao contratar a gestão global de processos, você:

  1. tem uma equipe de especialistas à sua disposição
  2. não precisa contratar vários prestadores de serviço
  3. não precisa se envolver com os processos
  4. garante um planejamento amplo para todas as etapas
  5. evita problemas nos trâmites
  6. conhece as estimativas de custos e viabilidade econômica
  7. garante o correto lançamento nos sistemas Siscomex e Siscoserv
  8. minimiza erros, evita retrabalho, diminui o esforço e otimiza a operação
  9. garante boas cotações e negociações com fornecedores e prestadores de serviço conexos
  10. pode negociar volumes de forma conjunta
  11. fica informado sobre o andamento e os aspectos administrativos
  12. garante credibilidade junto aos clientes com prazos e custos corretos
  13. pode reduzir o custo final do produto

Com todas estas vantagens, torna-se mais eficiente e mais econômico contar com um especialista que organize e faça a gestão global dos processos de importação e exportação de sua empresa, seja ela de qualquer porte.


Publicado em 18/4/2017 | Categoria(s): Exportação, Importação
Tags: , , ,