Apex-Brasil apresenta perfil exportador de Santa Catarina

Apex-Brasil apresenta perfil exportador de Santa Catarina

A Agência de Promoção à Exportação (APEX-Brasil) apresentou nesta quarta-feira (11/03) o perfil exportador de Santa Catarina, em evento realizado na Federação das Indústrias de Santa Catarina (FIESC), em Florianópolis. As diretoras da Interseas, Csele L. Braga e Sheine L. Braga, participaram do evento e agora trazemos para você um resumo deste levantamento. 

Com dados apurados entre 2008 e 2018 (as informações de 2019 ainda não estão consolidadas), a APEX-Brasil estabeleceu o perfil exportador de Santa Catarina. Além de estudar a pauta exportadora do estado (sendo este o 12° relatório publicado), o órgão tem o objetivo de auxiliar as empresas catarinenses no processo de tomada de decisão na internacionalização, contribuindo na diversificação de produtos, destinos e até mesmo exportadores. O secretário de Articulação Internacional do Governo do Estado de SC, Derian Campos, comentou sobre a importância do comércio exterior e a intenção da secretaria em incentivar as exportações, aumentando o volume de quem já exporta e estimular que outras indústrias iniciem essas atividades. Atrair mais investimentos internacionais, como a possibilidade da TESLA vir para o estado, e fortalecer a infraestrutura também são objetivos do órgão estadual. 

De maneira geral, o desempenho exportador do estado acompanha as exportações brasileiras, tanto nos anos de maior crescimento, como 2011 e 2018 (quando as exportações atingiram US$ 8,968 bilhões e US$ 9,272 bilhões, respectivamente), quanto nos anos de menor desempenho. A proximidade com as exportações nacionais não param por aí. O aumento de 5% da similaridade entre a pauta exportadora de SC e a brasileira entre 2008-2018 pode ser explicado pelo crescimento da relevância das exportações do setor agrícola do estado, mesmo tendo registrado perda na participação em nível nacional.

Destaques do perfil exportador catarinense

Segundo o estudo, os principais municípios exportadores de Santa Catarina são: Gaspar, Itajaí, Joinville, São Francisco do Sul e Jaraguá do Sul. É importante observar que os dados levam em conta o domicílio fiscal do CNPJ do exportador, que não é necessariamente onde a mercadoria foi produzida. Para começar a exportar, a empresa tem que se capacitar, adequar produtos, se atentar às regulamentações, etc. Com isso, não só o exportador ganha, mas toda a região. 

Santa Catarina possui quase 10% das empresas exportadoras do Brasil, e este número pode crescer bastante. Em 2019, o número do estado (2317 empresas) aumentou 9,8% em relação ao ano anterior, até mesmo acima do crescimento de 8,9% nacional. Com isso, a participação das empresas exportadoras catarinenses aumentou em relação ao total das empresas exportadoras do Brasil.

A diversificação de destinos das exportações também é uma marca importante do estado. Houve um forte crescimento da China nos últimos anos e, em 2019, foi o principal destino dos produtos catarinenses, absorvendo 15,8% das exportações, seguido por Estados Unidos, Argentina, Japão, México, Chile, Paraguai, Arábia Saudita, Alemanha e Hong Kong. Em relação aos produtos, os principais exportados são carne de frango in natura, soja mesmo triturada, carne suína in natura, geradores e transformadores elétricos e partes de motores para veículos automóveis. 

Quanto ao setor de serviços, ainda apresenta um desempenho tímido nas exportações, acompanhando a média brasileira. Nesse quesito, o destino das exportações segue diversificado, bastante pulverizado. Finalizou o evento o representante da APEX para a Região Sul, Márcio Guerra de Carvalho, que apresentou as principais iniciativas para fomentar as exportações catarinenses ao longo deste ano. Estiveram presentes representantes da Secretaria de Articulação Internacional do Governo do Estado de SC, da APEX-Brasil e da Assembleia Legislativa de Santa Catarina (ALESC), além da presidente da Câmara de Comércio Exterior da FIESC, Maria Teresa Bustamente, o cônsul honorário da Costa Rica, exportadores e prestadores de serviços.  

Quer saber mais sobre exportações e as tendências do comércio exterior em Santa Catarina e no Brasil? Acompanhe nosso LinkedIn para receber todas as atualizações do nosso blog!    


Publicado em 11/3/2020 | Categoria(s): Exportação
Tags: , ,


Faça seu Comentário